EDUCADORES

11 agosto, 2014

Como tornar-se um professor medíocre


Olá gente...

Ser um professor medíocre não é fácil.

A maioria dos educadores, quer melhorar drasticamente seus primeiros anos através de uma combinação de esforço, imaginação, reflexão e desenvolvimento profissional constante, ou que saem da aula inteiramente.
Então você tem que admirar o professor medíocre em que existe em todas as escolas sejam elas públicas ou privadas. Trata-se de um sobrevivente no interior da escola, capaz de suportar qualquer tipo de programa estabelecido por mais autoritário ou mercadológico que seja gerados por políticas governamentais ou por devaneios de mantenedoras. Haverá sempre a ser encontrado um professor medíocre que os seguirá como se fosse um zumbi.
Então como é possível tornar-se um professor medíocre permanecer no emprego até a aposentadoria?

Siga esses passos:

1.  Tente agradar a todos
Faça o seu melhor para satisfazer a todos na sua instituição, de modo a se sentir rodeado por chefes de todos os lados. Concorde com todas as iniciativas e procure manter a rotina, considerando a frase de que “Sempre foi assim!”

 2.  Trabalhe sozinho 
Na educação, como professor você é ator, juiz, júri e carrasco. Em vez de simplesmente conectar alunos ao currículo e ao contexto, esqueça dos pais, administradores, gestores e funcionários e atue como porta-voz para tudo isso. Afinal, você é o tal do mediador. Justifique a mediocridade da escola para as lideranças da instituição e culpe os órgãos centrais e os governos pelos problemas.

3. Mantenha o aprendizado apenas no interior da sala de aula
Venha o que vier, faça o que fizer, nunca, jamais, projetar experiências de aprendizagem para que os alunos e suas famílias possam compreender e trabalhar juntos. Mantenha o aprendizado somente na sala de aula, onde ele pode ser medido e verificado por um complicado sistema de provas e médias.

4.  Esqueça que você está realmente lá para agradar os alunos
Você não está lá para despertar, inspirar intelectualmente ou motivar os alunos, já que isso é nato para cada estudante. Em vez disso, acredite que você está lá por causa das taxas de alfabetização, proficiência dos alunos e melhoria dos índices das avaliações externas. 

5.  Acredite que as crianças não são livros para serem lidos, mas os livros a ser escritos
Como adultos, nós sabemos o que é melhor para os alunos. Não estamos lá para descobrir ou ajudar na descoberta, ou apoiar as famílias na criação de padrões de aprendizagem sustentáveis ​​para o auto-aperfeiçoamento ao longo da vida, mas sim para ajudar os alunos a dominar o conteúdo. 

6.  Use as mesmas (ou semelhantes) unidades, atividades e lições a cada ano
Não há necessidade de reinventar a roda. Fique com o que funciona! Diversificar dá trabalho e perda de tempo.

7.  Não peça aos alunos novas ideias. Basta que siga o programa.
Pedindo aos alunos trazer e discutir ideias dá aos estudantes a ilusão de que eles estão no controle da aula. Isso pode gerar confusão e indisciplina e atrapalhar o programa.        Passividade é muito mais fácil para a gestão de sala de aula! 

8.  Minimizar a reflexão
Promover discussões e desafios é perda de tempo e enrolação. Melhor trabalhar com o conteúdo fixado evitando desperdício de trabalho e descumprimento dos objetivos.

9. Ignore o papel da família
Os pais somente se interessam pela nota obtida do aluno. Como somente os pais dos alunos bons aparecem em dias de reunião com pais, não perca tempo em estreitar relacionamentos com os demais.

10. Não se envolva com seu aperfeiçoamento profissional
Afinal, o aperfeiçoamento profissional que interessa é aquele que faz aumentar o salário. Somente esses interessam. Outras formas de formação deverão ser descartadas, pois pouco influirão na carreira.

Veja que não é tão fácil assim tornar-se um professor medíocre.

Pense sobre essa questão e encaminhe seus comentários.


Postado por Michel Assali

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