EDUCADORES

30 junho, 2014

Uma dúzia de erros no uso das novas tecnologias na aprendizagem


Olá gente...

A tecnologia bate à porta da escola há algum tempo. As reações frente ao seu acesso variam conforme a cultura de cada unidade escolar. Algumas escancaram as portas e a recebem de qualquer jeito com o intuito de “parecerem” modernas ou avançadas como um bom marketing para os pais e comunidade. Outras utilizam de cautelas e procuram organizar o acesso às tecnologias por meio de elaboração de projetos. 

Existem aquelas que por fatores e justificativas internas e externas, políticas ou financeiras, impedem radicalmente a entrada de qualquer tecnologia que não respeite a questão legal.
Porém, é impossível reverter o fenômeno dos impactos das tecnologias da informação e seus desdobramentos, sobre o processo de ensino e aprendizagem.

É preciso conhecer, discutir, analisar e elaborar projetos coletivos com envolvimento dos docentes e o administrativo da escola.
Contribuindo com os desafios para a produção de inovações em educação, seguem abaixo alguns cuidados a serem observados na elaboração de novos projetos evitando-se possíveis erros na prática pedagógica:

Erros que você provavelmente está cometendo com o uso das novas tecnologias:

1. Você está escolhendo a tecnologia.
Não se esqueça dos alunos. Eles provavelmente têm grandes contribuições no assunto.

2. Você está escolhendo a função.
É claro que cabe ao professor decidir pela metodologia mas se os alunos não podem controlar a tecnologia, seu uso nem a sua função, corre-se o risco de termos um aprendizado passivo desde o início.

3. Você está determinando o processo.
O processo deve ser determinado pelo professor uma vez que a ação educativa é diretiva. Porém, não pode haver exageros inibindo a participação dos alunos.

4. A tecnologia é uma distração.
Se a tecnologia faz mais sucesso que seu projeto ou processo, então é preciso repensar a metodologia e usar tudo ao seu favor.

5. A tecnologia não é necessária.
A literatura tem comprovado a importância da tecnologia como grande facilitadora da aprendizagem.

6. O processo é muito complexo.
Procure organizá-lo da forma mais simples.

7. Os alunos têm acesso a muita tecnologia e, por conseguinte, muita distração.
Elabore projetos coletivos que possam minimizar essas atitudes.

8. Você decide tudo. É o juiz, júri, executor, etc.
Facilite o processo e deixe o caminho livre à criatividade dos alunos. Incentive ao interesse e o desafio da descoberta, já que a tecnologia é atrativa aos alunos.

9. Você é uma ilha tecnológica.
Tecnologia conecta tudo a tudo. Use as redes sociais e aplicativos para vantagem pedagógica.

10. Você está limitando ao conteúdo programático.
Dê aos alunos a oportunidade da busca e da pesquisa de forma organizada e aberta.

11. A transição entre a tecnologia e não-tecnologia é complicada. Ou usa tudo ou, nada.
Não é preciso esperar as mudanças gerais para mudar a metodologia de trabalho. Estamos em fase de transição e momento de produzir novas metodologias de ensino.

12. Tecnologia está funcionando como um fim, não um meio.
Esse é um dos grandes equívocos a serem superados. É preciso ir além do marketing da “sala de informática” e concretizar as teorias com a participação efetiva da equipe docente e alunos.

Você tem mais algum erro a apontar no uso das tecnologias? 
Encaminhe suas sugestões e comentários.
Fico no aguardo!


Postado por Michel Assali

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários! Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...