Olá gente...
A tecnologia bate à porta da
escola há algum tempo. As reações frente ao seu acesso variam conforme a cultura
de cada unidade escolar. Algumas escancaram as portas e a recebem de qualquer
jeito com o intuito de “parecerem” modernas ou avançadas como um bom marketing
para os pais e comunidade. Outras utilizam de cautelas e procuram organizar o
acesso às tecnologias por meio de elaboração de projetos.
Existem aquelas que
por fatores e justificativas internas e externas, políticas ou financeiras,
impedem radicalmente a entrada de qualquer tecnologia que não respeite a
questão legal.
Porém, é impossível reverter o
fenômeno dos impactos das tecnologias da informação e seus desdobramentos,
sobre o processo de ensino e aprendizagem.
É preciso conhecer, discutir,
analisar e elaborar projetos coletivos com envolvimento dos docentes e o administrativo
da escola.
Contribuindo com os desafios para
a produção de inovações em educação, seguem abaixo alguns cuidados a serem
observados na elaboração de novos projetos evitando-se possíveis erros na
prática pedagógica:
Erros que você provavelmente está
cometendo com o uso das novas tecnologias:
1. Você está escolhendo a
tecnologia.
Não se esqueça dos alunos. Eles
provavelmente têm grandes contribuições no assunto.
2. Você está escolhendo a função.
É claro que cabe ao professor
decidir pela metodologia mas se os alunos não podem controlar a tecnologia, seu
uso nem a sua função, corre-se o risco de termos um aprendizado passivo desde o
início.
3. Você está determinando o
processo.
O processo deve ser determinado
pelo professor uma vez que a ação educativa é diretiva. Porém, não pode haver
exageros inibindo a participação dos alunos.
4. A tecnologia é uma distração.
Se a tecnologia faz mais sucesso
que seu projeto ou processo, então é preciso repensar a metodologia e usar tudo
ao seu favor.
5. A tecnologia não é necessária.
A literatura tem comprovado a
importância da tecnologia como grande facilitadora da aprendizagem.
6. O processo é muito complexo.
Procure organizá-lo da forma mais
simples.
7. Os alunos têm acesso a muita
tecnologia e, por conseguinte, muita distração.
Elabore projetos coletivos que
possam minimizar essas atitudes.
8. Você decide tudo. É o juiz,
júri, executor, etc.
Facilite o processo e deixe o
caminho livre à criatividade dos alunos. Incentive ao interesse e o desafio da
descoberta, já que a tecnologia é atrativa aos alunos.
9. Você é uma ilha tecnológica.
Tecnologia conecta tudo a tudo.
Use as redes sociais e aplicativos para vantagem pedagógica.
10. Você está limitando ao
conteúdo programático.
Dê aos alunos a oportunidade da
busca e da pesquisa de forma organizada e aberta.
11. A transição entre a
tecnologia e não-tecnologia é complicada. Ou usa tudo ou, nada.
Não é preciso esperar as mudanças
gerais para mudar a metodologia de trabalho. Estamos em fase de transição e momento
de produzir novas metodologias de ensino.
12. Tecnologia está funcionando
como um fim, não um meio.
Esse é um dos grandes equívocos a
serem superados. É preciso ir além do marketing da “sala de informática” e
concretizar as teorias com a participação efetiva da equipe docente e alunos.
Você tem mais algum erro a
apontar no uso das tecnologias?
Encaminhe suas sugestões e comentários.
Fico no aguardo!
Postado por Michel Assali
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