EDUCADORES

13 maio, 2014

Teoria U - Um caminho para a inovação e liderança


Olá, gente...

A teoria U propõe uma nova maneira de lidar com a realidade que está surgindo. Conhecida como uma tecnologia social, sua intenção é preparar os líderes para os tantos desafios que começam a aparecer e envolvem o bem-estar do planeta e das futuras gerações.
Segundo o autor Otto Scharmer, professor do MIT – Massachussets Institute of Technology, as soluções para os novos desafios já estão dentro de cada um de nós, mas precisamos abrir nosso coração para nos darmos conta delas e as colocarmos em prática, desafiando, inclusive, o que nos era dado como certo até então.

As mudanças devem envolver atitudes, formas de consciência social e meios de cooperação.
"Num nível pessoal, a Teoria U ajuda as pessoas a acessarem o que há de mais autêntico em si. E isso pode ser expandido para o nível das organizações. Ficamos mais conscientes das experiências de liderança que estamos tendo em nossas vidas e podemos compartilhá-las", diz Otto.

Ele observa que praticamente todas as organizações nas mais diversas partes do mundo enfrentam as mesmas dificuldades: a de colocar juntas todas as questões importantes e trabalhar com todas de maneira interligada – como um ecossistema – e a de fazer a transição de um aprofundamento individual para o diálogo, e do diálogo para a busca de soluções criativas. "A Teoria U nos ajuda a lidar com esses desafios de liderança".

Sua metodologia consiste em se aprofundar e se abrir para algumas questões, se conectar com a realidade de uma maneira mais profunda, com inteligência e um desejo verdadeiro de transformação e, a partir disso, emergir com transformações. Esse movimento se assemelha ao desenho da letra U, daí o título do livro.

Otto atribuiu o sucesso de sua publicação ao fato de que os desafios que enfrentamos hoje não poderão ser resolvidos com as soluções convencionais que tínhamos até agora, sendo necessário apostar na colaboração entre diferentes atores. "Os problemas serão resolvidos por pessoas reais e não por processos", afirma.

A Teoria U já é utilizada no Brasil pelo Instituto Ethos, no Grupo de Referência de Empresas em Sustentabilidade, e por empresas como Petrobras e Grupo Santander.

 Fonte: Planeta sustentável.abril.com.br

Encaminhe seus comentários

Postado por Michel Assali

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários! Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...