Olá, gente,...
A distração em sala de
aula é sem dúvida um dos grandes desafios da docência, motivada por diversos
fatores. Desenvolvimento físico e psicossocial, alta produção hormonal, exposição
excessiva às mídias e redes sociais, etc., afetam sensivelmente a formação de bons
hábitos de estudos e concentração, colocando em risco o processo da
aprendizagem.
Lidar com essa situação
sem muito preparo tende a conduzir o professor a um desgaste físico e
emocional, provocando um estresse precoce da docência com prejuízos à
produtividade educacional.
Com o intuito de
contribuir para a melhoria do trabalho docente, segue abaixo uma coletânea de
atitudes que podem ser realizadas pelo professor visando minimizar esse
problema e melhorar o trabalho docente.
O emprego de cada atitude
sugerida depende do momento e da carga emocional do professor, levando-se em
conta o caráter profissional e os objetivos do trabalho docente.
Vejamos:
1- Acompanhar: Pedir ao aluno repetir apenas
o que foi ou acabou de ser dito.
2- Aproximar: Aproxime-se e fique ao
lado dele e dirija uma pergunta a outro aluno mais afastado.
3- Expor: Prenda sua atenção,
mostrando uma imagem, som, vídeo ou filme.
4- Pensar: Faça uma pausa e pergunte
ao aluno se há uma situação problema para resolver dentro daquele conteúdo.
5- Perguntar: Faça uma pergunta
desafiadora que leve vários passos para resolver.
6- Agir: Sugira a fazer algo
relacionado com o tema.
7- Exemplificar: Estimule a exemplificar
algo relacionado ou análogo ao tema tratado.
8- Remover: Tratar e remover a
distração. Centralize ou mude o foco.
9- Agrupar: Coloque estudante em
grupos para uma atividade.
10- Normatizar: Faça o grupo estabelecer
regras ou normas para tempo, convivência e estudos.
11- Controlar: Coloque-o no controle
visando fazer cumprir as regras.
12- Deslocar: Atribua funções aos alunos
que se deslocam demais.
13- Jogar: Jogue um jogo envolvendo o aluno.
14- Criar: Crie um incentivo para chamar
a atenção.
15- Pesquisar: Encaminhe uma pesquisa
visando recolher informações.
16- Ensinar: Peça ao aluno ensinar a
lição a outro com maior dificuldade.
17- Auxiliar: Peça ao aluno para
ajudá-lo em alguma atividade para classe.
18- Ouvir: Instigue o aluno a encontrar
uma música relevante e adequada ao tema.
19- Mudar: Mude o aluno de lugar.
20- Reconhecer (sem
recompensar): Reconheça e valorize os
que prestam atenção.
21- Perguntar: Pergunte por que o aluno
não está prestando atenção.
Gostaríamos de aumentar a
lista. Se tiver contribuições, encaminhe para compartilhar.
Lembrete:
Alunos envolvidos prestam
mais atenção.
Submeta sempre sua aula a
uma auto-avaliação.
Muitas vezes são os alunos
que estão entediados ou a atividade não é lá muito agradável. Reveja o
planejamento se for necessário.
Tem outras sugestões? Encaminhe para compartilhar ou deixe seus comentários.
Postado por Michel Assali
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seus comentários! Obrigado.