EDUCADORES

27 novembro, 2013

Recursos didáticos - o livro


Olá, gente...

Em época de divulgação de resultados de processos de aprendizagem tais como, ENEM, SARESP, vestibulares, etc., é muito comum surgirem discussões e comentários a respeito dos recursos pedagógicos, com destaque à comparação entre livros didáticos.

Nesse sentido, o livro passa a ser o centro das atenções, tanto pelos professores como pelos pais que, de modo geral e equivocadamente colocam nesse material boa parte da responsabilidade da aprendizagem, acrescentando predicados de qualidade e de crítica.

Completar um livro, ou seja, trabalhar todos seus capítulos e suas páginas é indicador muito pobre para definir a realização de um bom curso, qualquer que ele seja.
Um livro é apenas uma coleção de tópicos, com exercícios e textos sob cada tópico, impressos numa sequência, segundo seu autor. Autor esse, desconectado do contexto escolar em que o livro será utilizado.
O livro não sabe as prioridades pessoais ou escolares de um professor e nem conhece os seus alunos. Um livro didático não consegue nem identificar quaisquer prioridades mesmo através das linhas que agrupam todos os capítulos.

Independentemente do quão bom um livro seja considerado, será apenas uma ferramenta didática, assim como um filme, uma música, a internet, etc. Um texto, seja ele em livro ou apostila de qualquer disciplina, não passará de um recurso de apoio a objetivos claros e focados no aprendizado e elaborado pelos atores diretamente ligados ao processo – os professores.

E objetivos são proposições de pessoas para pessoas e não de ferramentas para pessoas. Isto vale dizer que a qualidade de um ensino não está no valor da ferramenta mas na sua utilização por pessoas que farão delas o sucesso.

Não foi o carro “Ferrari” que produziu melhores técnicos em design e mecânica, foram as pessoas que fizeram um “Ferrari” para excelência; Não é o dispositivo “Apple” que melhora a qualidade das pessoas, mas as melhores pessoas melhoram a qualidade do dispositivo “Apple”.

Portanto, não são os recursos didáticos que fazem a qualidade de ensino. São as pessoas, ou seja, os professores e educadores que constroem toda a excelência de um ensino de qualidade.

Em educação é preciso investir cada vez mais nas pessoas! São elas que fazem a educação!
Pense sobre isso e encaminhe seus comentários.


Postado por Michel Assali

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