EDUCADORES

23 novembro, 2012

Universidades Aderem ao Classroom TV





Olá, gente...

Ainda bem que os sistemas educacionais estão descobrindo o uso dos vídeos na internet para uma série de atividades que contribuem no enriquecimento e aperfeiçoamento dos processos ensino aprendizagem.

Além do Youtube, Vimeo e outros portais de vídeos, as universidades em todo o mundo vem utilizando cada vez mais as TICs, visando ampliar a rede de comunicação com o compartilhamento intenso de sua produção.

Dentre a gama de conteúdos, chamo a atenção para o Classroom TV que desponta entre as principais universidades do mundo.
Depois de disponibilizar conteúdo de palestras e aulas de universidades prestigiadas no mundo inteiro, como Stanford, MIT, Harvard e Berkley , o Classroom TV se aproxima dos brasileiros. A partir deste mês, três universidades de São Paulo (USP, Unicamp e Unesp) passam a fazer parte do projeto. Entre os vídeos da USP, por exemplo, temos Antônio Cândido, escritor e crítico literário, falando sobre a obra de Sérgio Buarque de Holanda, um dos mais importantes historiadores brasileiros. 

Mas não para por aí. Agora, a plataforma também pode ser acessada em português e já conta com milhares de aulas estrangeiras legendadas. Os temas são para todos os gostos, e vão desde cursos de física e odontologia, até palestras do Google e aulas sobre a França do século 19. 

Para encontrar os cursos das universidades brasileiras, o usuário pode clicar no botão Descobrir Cursos e fazer uma pesquisa entre as opções de instituições que o site oferece. Outras buscas podem ser feitas por Categorias e também entre vídeos Com ou sem legendas – as aulas em português ainda não são legendadas em nenhum língua. Nos resultados, as aulas são separadas por temas e cada uma delas têm vários vídeos agrupados.  O primeiro curso que aparece quando o usuário busca por vídeos com Legendas em Português, sem definir o tema e a instituição, por exemplo, é o de mecânica clássica realizado pelo MIT. São 36 aulas com mais de 40 minutos de duração e, clicando nas tags, o estudante poderá navegar para outros cursos sobre vetores, gravidade ou até mesmo buscar mais palestras do próprio instituto.

O Classroom TV também funciona como uma plataforma colaborativa. Depois de se cadastrar, qualquer usuário pode deixar uma pergunta nos vídeos e esperar que algum dos colegas responda, ou até mesmo deixar uma nota que acrescente alguma informação ao conteúdo apresentado.

Confira! Deixe seus comentários!

Postado por Michel Assali

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários! Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...