EDUCADORES

12 novembro, 2012

Conselho de Classe e Série: espaço e tempo para tomadas de decisão!


Olá, gente...

O ano letivo de 2012 está chegando ao seu final e com ele todas as demandas do encerramento e as reflexões a respeito do aspecto primordial da escola: o processo ensino aprendizagem, aspecto que implica nos resultados de desempenho das turmas e em especial do aluno.


Final de ano letivo requer dos educadores predisposição pedagógica para o encaminhamento dos trabalhos de encerramento e diversas tomadas de decisões tendo em vista o processo da avaliação escolar.

A avaliação, enquanto processo referencial, interativo e formativo, deve ser compreendido como uma ação capaz de fornecer informações precisas e qualitativas sobre a aprendizagem, visando produzir as tomadas de decisões que se traduzam em ações conjuntas para a melhoria da aprendizagem e do desenvolvimento das potencialidades do aluno.

O Conselho de Classe, Série e Termo, que ocorre ao final de cada bimestre ou trimestre, tem como objetivo realizar a análise do processo ensino-aprendizagem, levantando hipóteses sobre a situação individual e coletiva do desempenho dos alunos. Deve ser visto como um meio, uma ferramenta, um indicador das dificuldades e avanços dos alunos, bem como um instrumento para avaliar a eficácia e eficiência dos planos de ensino e do trabalho docente.

Neste sentido, a participação de todos os docentes no referido Conselho é fundamental para que se possam realizar as intervenções necessárias e imediatas, oferecendo-se todas as possibilidades para que a aprendizagem ocorra, tendo em vista o sucesso do aluno.

A participação da equipe docente, liderada pelos gestores da escola, não tem apenas caráter legal uma vez que possibilita ao desenvolvimento de responsabilidades para com o processo, pois favorece:

- a postura do educador frente ao processo ensino-aprendizagem;
- a coerência entre prática pedagógica e a proposta da escola;
- aproximação e melhor relacionamento entre professor e aluno;
- a coerência entre critérios de avaliação adotados pelos diferentes professores;
- as intervenções necessárias nos aspectos relacionados à recuperação contínua, reforço ou atividades diversificadas visando a superação das dificuldades de aprendizagem.
- levantamento de grupos de alunos, para encaminhamentos ao reforço e atendimento especial do professor na recuperação contínua ou recuperação paralela;
- acompanhamento de todo o processo ensino-aprendizagem pela coordenação pedagógica para atuação imediata, orientando o professor sobre sua didática, metodologia e critérios de avaliação.

Após o Conselho, os dados coletados devem ser traduzidos em representações gráficas, relatórios de acompanhamento, tendo em vista o planejamento da etapa ou ano letivo seguinte, de forma a permitir uma visão geral dos resultados, para redirecionamento da ação e intervenção pedagógica.

Esse procedimento de análise permite que a equipe escolar se auto-avalie, elabore propostas alternativas e priorize ações, para que todos tenham oportunidade de aprender, garantindo o direito do aluno a um ensino de qualidade e o cumprimento da Proposta Pedagógica.

Pense a respeito e deixe seus comentários!.

Postado por Michel Assali

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