EDUCADORES

03 maio, 2012

Horta Escolar: ambiente avançado de aprendizagem

Olá, gente...
O Colégio Liceu Coração de Jesus, localizado na região central da cidade de São Paulo, realizou uma parceria com um engenheiro agrônomo, Sr. Marcos Victorino, que idealizou uma horta “móvel”, capaz de se deslocar em direção à melhor exposição aos raios solares.
E num espaço que as pessoas jamais imaginariam que pudesse se ter uma horta, o projeto “Horta na Cidade”, ganhou espaço, conquistou as crianças e educadores da escola e se constituiu como uma sala de aula ambiente de aprendizagem, permitindo a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade.

Sabemos que horta na escola não é uma novidade, porém quando se pensa que horta depende de espaço específico para que possa ser construída, o Sr. Marcos vem provar que as possibilidades de sua construção são perfeitamente possíveis quando se deixa a mente pensar e se afastar de velhos paradigmas.Utilizando, telhas de fibrocimento (calhetão), tambores de plásticos cortados ao meio, caixas plásticas de supermercado, cestos plásticos para roupa suja, cestinho de pregadores de roupas, etc., foi possível construir um projeto de horta urbana que rendeu uma reportagem na TV. Globo (assista aqui)
Porém, a grande contribuição reside no que este ambiente representa em termos de avanços pedagógicos da educação infantil ao ensino médio.

A horta integra conteúdos avançados de:
- Artes: quadros artísticos com sementes; concurso de espantalhos, desenho de folhas, culinária, etc.
- Matemática: grandezas e medidas, ângulo de incidência de luz solar, volume de gases, percentuais, consumo, custos de produção, etc.
- Ciências (Física, Química e Biologia): germinação, osmose, fotossíntese, ciclos geoquímicos, elementos químicos, ecologia, nutrição, digestão, etc.
- História e Geografia: clima, meteorologia, indicadores sociais e econômicos, ocupação dos espaços, agricultura, agroeconomia, alimentos e nutrientes, imigração, culinária, etc.
- Língua Portuguesa: produção de textos, pesquisas, leituras, etc.
Enfim, com um pouco de criatividade a horta escolar pode contemplar todas as disciplinas do currículo, tornando-se por esses e outros motivos, um equipamento mobilizador a equipe escolar que tenha como meta a melhoria da qualidade do ensino oferecido pela escola.

Pense sobre o tema e deixe seus comentários.

Postado por Michel Assali

Um comentário:

  1. adorei, gostaria de saber se podia contar com o apoio desse engenheiro Marcos, para implantar essa idéia maravilhosa em minha escola, espaço, tenho de sobra!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários! Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...