EDUCADORES

17 maio, 2011

Criando um filho à luz da Economia



Olá, gente…

Folheando o jornal, li um artigo muito curioso com o título “Criando os filhos à luz da Economia”. O conteúdo trata sobre as idéias do economista australiano Joshua Gans que defende o uso de concepções do pensamento econômico na criação de filhos. Não se trata da questão de economizar dinheiro, mas das estratégias econômicas que regem “negociações” entre pais e filhos e as implicações na criação destes.

Tudo está explicado no livro “Parentonomic” de Joshua Gans, Ed. Cultrix. Como um exemplo, o custo emocional de deixar um bebê chorando por algum tempo no berço, porque ele não quer dormir, pode ser eliminado se você o pegar no colo. O custo futuro dessa atitude será cada vez mais difícil acostumá-lo a dormir sozinho. Isso mesmo! O livro procura convencer os pais de que o fator emocional prejudica a tomada de decisões mais eficientes na educação dos filhos.

É nessas relações que segundo o autor, é possível conseguir desenvolver nos filhos hábitos de comer verduras em troca de incentivos sem “inflacionar a oferta de guloseimas”.

Incentivos e negociações são as ferramentas que o autor propõe para melhor adoção de procedimentos para educar filhos, com o emprego de menos custos e mais benefícios nas relações parentais.

Vale conferir.

Postado por Michel Assali

Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto e pelo blog, adorei as dicas. Quando tiver um tempinho me visite: blogspacinho.blogspot.com. Sou professora do FRIEDRICH VON VOITH abraços Regina

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários! Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...