EDUCADORES

13 maio, 2011

Conselho de Classe, Série e Termo: espaço de ação e tomadas de decisão


Olá, gente...

A avaliação, enquanto processo referencial, interativo e formativo, deve ser entendida como uma ação capaz de fornecer informações precisas e qualitativas sobre os processos de aprendizagem, visando produzir tomadas de decisões que se traduzam em ações conjuntas para a melhoria da aprendizagem e do desenvolvimento das potencialidades do aluno.

O Conselho de Classe, Série e Termo, que ocorre ao final de cada bimestre ou trimestre, tem como objetivo realizar a análise do processo ensino-aprendizagem, levantando hipóteses sobre a situação individual e coletiva do desempenho dos alunos. Deve ser visto como um meio, uma ferramenta, um indicador das dificuldades e avanços dos alunos, bem como um instrumento para avaliar a eficácia e eficiência dos planos de ensino e do trabalho docente.

Neste sentido, a participação de todos os docentes no referido Conselho é fundamental para que se possam realizar as intervenções necessárias e imediatas, oferecendo-se todas as possibilidades para que a aprendizagem ocorra, tendo em vista o sucesso do aluno.

A participação da equipe docente e coordenação não tem apenas caráter legal uma vez que possibilita ao desenvolvimento de responsabilidades para com o processo, pois favorece:


- a postura do educador frente ao processo ensino-aprendizagem;

- a coerência entre prática pedagógica e a proposta da escola ;

- aproximação e melhor relacionamento entre professor e aluno ;

- a coerência entre critérios de avaliação adotados pelos diferentes professores;

- as intervenções necessárias nos aspectos relacionados à recuperação contínua, reforço ou atividades diversificadas visando à superação das dificuldades de aprendizagem.

- levantamento de grupos de alunos, para encaminhamentos ao reforço e atendimento especial do professor na recuperação contínua;

- acompanhamento de todo o processo ensino-aprendizagem pela Coordenação e Direção, para atuação imediata, orientando o professor sobre sua didática, sua metodologia e seu critério de avaliação.


Após o Conselho, os dados coletados podem ser traduzidos em gráficos e relatórios de acompanhamento, permitindo uma visão geral dos resultados, para redirecionamento da ação pedagógica.

Esse procedimento de análise permite que a equipe escolar se auto-avalie, busque alternativas e priorize ações, para que todos tenham oportunidade de aprender, garantindo o direito do aluno a um ensino de qualidade e o cumprimento da Proposta Pedagógica da escola.


Postado por Michel Assali

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários! Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...