Atendendo aos pedidos de diversos alunos a respeito da aprendizagem com a utilização das TICs, publico novamente o
texto sobre Ensino Híbrido (Blended Learning) que vem sendo empregado em muitas escolas
americanas.
Como já havia feito essa publicação a respeito do assunto há algum
tempo, decidi atualizar a postagem e compartilhar, com a finalidade de inspirar
pesquisas e reflexões a respeito do tema.
Dentre as tendências para o ensino no séc. 21 com o uso das
tecnologias, chama a atenção o modelo denominado Blended Learning, denominado
no Brasil como Ensino Híbrido, o qual pode ser utilizado a partir dos anos
finais do Ensino Fundamental e, principalmente, no Ensino Médio e no Curso Superior.
Acredito, porém que atualmente é no Curso Superior que o Ensino Híbrido
teria melhor condições de se desenvolver, considerando as características e
necessidades que que esse nível de
ensino possibilita, tais como maturidade dos alunos, acesso às tecnologias,
etc.
Ensino híbrido (ou aprendizagem híbrida) é um modelo que combina
experiências de aprendizagem digitais e presencial. O Instituto Christensen
para Disruptive Innovation define o Ensino híbrido como um programa de educação
formal em que um estudante aprende:
1) pelo menos em parte,
através da aprendizagem on-line, com algum elemento de controle ao aluno ao
longo do tempo adequando local, percurso e ritmo;
2) pelo menos em parte, em
um ambiente supervisionado (longe de casa).
3) e as modalidades ao longo
caminho de aprendizagem de cada aluno dentro de uma disciplina ou assunto, são
conectados para fornecer uma experiência integrada de aprendizagem .
Os programas de ensino híbrido se organizam em quatro modelos básicos:
- Rotação
- Flex
- À la Carte
- Virtual Enriquecido.
O modelo de Rotação inclui quatro submodelos: Rotação em Estações,
Laboratório de Rotação, Sala de Aula Invertida e Rotação Individual.
- Rotação em Estações - um curso
ou assunto em que os alunos experimentam o modelo de rotação dentro de uma sala
de aula ou grupo de salas de aula. Esse modelo difere do modelo individual de
rotação, porque os alunos se movimentam através de todas as estações, e não
apenas naquelas com programações personalizadas.
- Laboratório de Rotação - um curso ou assunto em que os alunos se
movimentam para um laboratório de informática para a estação conectadas online.
- Sala de Aula Invertida - um
curso ou conteúdo em que os alunos participam de aprendizagem on-line no lugar
do tradicional trabalho de casa. Vão para a escola onde presencialmente,
realizam a prática ou execução de projetos orientados pelo professor. Em
resumo: a parte teórica é estudada em casa e on-line. A parte prática é
realizada na escola sob a supervisão e orientação do professor.
- Rotação individual - um curso ou assunto em que cada aluno tem
uma lista individualizada e não
necessariamente vá passar em todas as estações, mas naquelas em que apresentar
necessidades conforme prescrição do professor. Um algoritmo ou professor (s)
define horários individuais do estudante.
- Modelo Flex
O modelo Flex permite que os estudantes se movam em horários
fluidos entre as atividades de aprendizagem de acordo com suas necessidades. A
aprendizagem on-line é a espinha dorsal da aprendizagem do estudante em um
modelo Flex. Os professores fornecem apoio e instrução numa base flexível,
conforme a necessidade enquanto os estudantes trabalham através do currículo e
do conteúdo do curso. Este modelo pode dar aos estudantes um alto grau de
controle sobre sua aprendizagem.
- Modelo A La Carte
O modelo A La Carte permite que os estudantes façam um curso
on-line com um professor online além de outros cursos presenciais, que muitas
vezes proporcionam aos estudantes mais flexibilidade sobre seus horários. Os
cursos La Carte podem ser uma ótima opção quando as escolas não podem oferecer
oportunidades de aprendizagem específicas, como uma conteúdo avançado ou
específico, tornando este um dos modelos mais populares em escolas secundárias
híbridas.
- Modelo Virtual
Enriquecido
O modelo Virtual Enriquecido é uma alternativa às escolas em
tempo integral que permite aos estudantes que concluam a maioria dos cursos
on-line em casa ou fora da escola, mas frequentando a escola para sessões
obrigatórias de aprendizagem presenciais com um professor. Ao contrário da Sala
de Aula Invertida, os programas em Virtual Enriquecido geralmente não exigem
presença diária na escola; alguns programas podem apenas exigir a presença duas
vezes por semana, por exemplo.
Fonte: Christensen Institute (https://www.christenseninstitute.org)
Veja mais em: http://www.christenseninstitute.org/blended-learning-definitions-and-models/#sthash.AgT58CNz.dpuf
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Postado por Michel Assali
Boa tarde nmeu é Jucimar sou professor de história e tenho um sonho, montar uma sala de aula virtual para auxiliar meus alunos do ensino médio. Gostaria de ajuda.
ResponderExcluirLeia o livro A SALA DE AULA INVERTIDA (Jonathan Bergmann) e você entenderá como fazer isso.
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