Olá, gente...
Todo e qualquer ambiente de trabalho, conta com a diversidade de
pessoas e (graças a Deus) cada uma com sua personalidade, o que garante nossa
aprendizagem sobre os relacionamentos pessoais e interpessoais.
Os agrupamentos permitem que desenvolvamos flexibilidade social para
lidarmos as pessoas, aprimorando nossos contatos e melhorando nossa convivência
social.
Porém, como nem todas as pessoas são como queremos, cedemos um pouco aqui,
toleramos ali, e assim vamos construímos nossas relações familiares,
matrimoniais, escolares e profissionais.
Mas, por vezes encontramos pessoas muito difíceis de lidar. O que fazer
nesses casos?
Bem, não existem fórmulas específicas para essa questão. Alguns autores
escrevem sobre o tema, possibilitando reflexões interessantes que possam
contribuir com o desenvolvimento das relações sociais.
Com a proposta de oferecer ferramentas que identificam e amenizam
atitudes inflexíveis, o livro Como Lidar com Pessoas Difíceis, de Christina
Osborne
da série Sucesso Profissional, da Publifolha, indica ao leitor
estratégias de abordagens que viabilizam o relacionamento e incentivam a
produtividade entre equipe, resolvendo situações conflitantes.
Leia abaixo trecho do livro (p.72) que apresenta os motivos que tornam
as pessoas difíceis.
“PARA ENFRENTAR PESSOAS DIFÍCEIS
É fundamental permanecer calmo, ouvir com atenção e ser positivo. Seja
empático com as pessoas difíceis. Talvez estejam sentindo raiva delas mesmas,
não de você. Pense nas palavras que vai usar. Pense numa proporção de 80 para
20, na qual você fala só 20% do tempo.
Descreva a situação como a vê e pergunte a elas se conseguem notar o
problema. Em caso negativo, então você não será capaz de mudar até fazê-las ver
que existe um problema. Quando chegarem a um consenso, passe às ações
combinadas para corrigir ou mudar a situação.
PARA SE MANTER SEGURO
O confronto pode provocar uma linguagem emocionada ou mesmo a agressão
física de uma pessoa difícil. Também causa reação agressiva ou pouco
característica em você. Pense em como você provavelmente reagiria se a pressão
aumentasse e preveja o que fará. Atente para a política disciplinar de sua
empresa e saiba desempenhar o papel de
representante dela. Mantenha-se imparcial e escute.
Às vezes, escutar é suficiente para ajudar a pessoa a acalmar e começar
a pensar com clareza. Se você não entendeu tudo, faça perguntas em tom não
ameaçador. Cuidado para que sua linguagem corporal e sua voz não despertem mais
agressão.
COMO CONVENCER AS PESSOAS A AGIR
Ao enfrentar pessoas difíceis, você está lhes dando um retorno que
talvez não queiram escutar. Se não quiserem mudar, colocarão problemas e
barreiras como desculpas para evitar a mudança. Ouça os problemas e planeje como
serão superados no futuro. Mantenha o questionamento até possuir um plano de
ação claro. Focalize suas perguntas para chegar as ações que combinam entre si,
de modo a convencer as pessoas a agir.”
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Postado por Michel Assali
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