Embora muitos educadores acolham e concordem teoricamente que a
formação da sala de aula moderna deva seguir os princípios da heterogeneidade,
na prática a maioria dos sistemas escolares ainda adota tratamentos
metodológicos e práticas de ensino para classes homogêneas. Ou seja, um único
conteúdo para um único programa, uma mesma metodologia, um mesmo calendário, a
aplicação do mesmo instrumento de avaliação para todos os alunos como, etc.
O pesquisador Philippe Perrenoud nos aponta que, toda situação didática
proposta ou imposta de modo uniformemente a um grupo de alunos, será sempre
inadequada para uma boa parcela deles. Alguns a dominarão tão facilmente que em
pouco tempo deixará de ser desafiadora, ocasionando dispersão e perda de
interesse pela aprendizagem. Outros, por não conseguirem entender, jamais se
envolverão com a atividade esperando as “explicações” do professor ou de algum
adulto.
Mesmo quando um conteúdo é compatível com o nível de desenvolvimento e
as capacidades cognitivas dos alunos, poderá ser desprovida de sentido e interesse
alguns aprendizes. Pode ainda, não gerar nenhuma atividade notável em nível
intelectual e, por conseguinte, nenhuma construção de novos conhecimentos,
muito menos se constituir num reforço de aprendizado.
O desafio do professor está em pesquisar e produzir metodologias e
técnicas de ensino que favoreçam atender essas diferenças individuais pois,
conforme Perrenoud, “diferenciar é organizar as interações e as atividades, de
modo que cada aluno seja confrontado constantemente, ou ao menos com bastante
frequência, com as situações didáticas mais fecundas para ele”.
Tarefa difícil para o trabalho individual, porém perfeitamente possível
se tratada e discutida coletivamente com planejamento adequado e a utilização
do potencial das tecnologias da informação e comunicação.
O tema é instigante e vale pesquisar sobre o assunto e discutir com
demais profissionais.
Tem mais a colaborar? Encaminhe, compartilhe!
Postado por Michel Assali
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