Olá, gente...
Planejar não é ato exclusivo da ciência, mas um traço
fundamental e evolutivo do homo sapiens, que o distingue dos outros animais
pela capacidade de pensar o futuro no presente.
Isso significa que planejar faz parte do senso comum e cotidiano das pessoas em diversas
situações.
Veja por exemplo ao prepararmos uma viagem de férias.
Desenvolvemos pelo menos um pequeno planejamento, prevendo possíveis problemas
e sua superação.
Fazemos um diagnóstico dos nossos recursos financeiros
disponíveis, comparamos os pacotes turísticos, estadias, traslados, etc.
Encontrada a viabilidade e o equilíbrio entre o sonho e a realidade, e lá vamos
nós a preparar malas, roupas, acessórios e outras coisinhas.
Logicamente o planejamento por si não vai garantir o sucesso
da nossa viagem se não o colocarmos em ação, prevendo-se ainda contingências
para problemas que possam causar surpresas e espantos. Porém, com um bom
planejamento, as chances de que a viagem seja previsível e atenda os objetivos,
ficarão próximas de um percentual de sucesso.
O exemplo da viagem tem o intuito de servir como metáfora
para ressaltar a importância do planejamento nos diversos setores da vida e em
especial, quando lidamos com competência e produtividade no trabalho
profissional, notadamente, o educacional.
É compreensível e sensato entender que o planejamento de
etapas na educação requer conhecimentos, experiências e principalmente trabalho
coletivo, uma vez que pressupões encontros
de pessoas de diversos segmentos em ambientes intra e extraclasse. Diagnósticos,
coleta dados, análises e tomadas de decisões importantes, são características enriquecem
e promovem a formação de novas habilidades e competências aos participantes.
É nesse contexto sócio educacional que as reflexões sobre o
papel da docência e a função social da escola têm condições de promover uma
construção coletiva de um trabalho pedagógico eficaz que possibilite uma
educação necessária e de melhor qualidade.
Nesse sentido, o planejamento torna-se uma ferramenta
poderosa a favor da gestão, da docência e da aprendizagem, enquanto um espaço e tempo de aperfeiçoamento profissional
promovendo a autoformação ( enriquecimento individual), e a heteroformação (enriquecimento
do coletivo).
O planejamento visto nesse contexto torna-se instrumento
fundamental na construção da autonomia pedagógica da escola, portanto um
momento privilegiado para o sucesso.
Vamos pensar sobre o tema.
Bom trabalho a todos!
Postado por Michel Assali
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