EDUCADORES

07 março, 2016

8 princípios fundamentais para uma liderança criativa.

Olá, gente...


Vagueando pela rede, encontrei num blog que fazia referências e comentários da palestra do Dr. Abdul Kalam, ex-presidente da Índia, versando sobre liderança, na Universidade de Cambridge.

Na sua palestra, o Dr. Kalam abordou diversos aspectos do tema, sendo incluídas questões tecnológicas, sócio-econômicas, políticas e em especial as grandes mudanças paradigmáticas dos tempos atuais.

O Dr. Kalam enfatizou a importância da liderança no cenário atual, a colocando como fator preponderante para o sucesso das instituições quer sejam públicas ou privadas.

Ressalta a necessidade da formação de uma nova geração de líderes visionários e empáticos que agem menos como comandantes e mais como treinadores, menos como gerentes e mais como facilitadores, e que permitem o autorespeito antes de exigir respeito.

A partir de sua experiência, o Dr. Kalam articulou os oito princípios fundamentais de uma liderança criativa que são críticos para a condução de inovação e de crescimento na economia do conhecimento:

- O líder deve estabelecer uma visão para a organização;

- O líder deve ter paixão para transformar essa visão em ação;

- O líder deve ser capaz de liderar em um mundo de incerteza;http://marcelao.wordpress.com/wp-includes/js/tinymce/plugins/wordpress/img/trans.gif

- O líder deve saber como liderar tanto no sucesso quanto no fracasso;

- O líder deve ter coragem de tomar decisões;

- O líder deve ter nobreza ao liderar;

- Cada ação do líder deve ser transparente;

- O líder deve trabalhar com integridade e ter sucesso na integridade.

Lembre-se. Liderança não é um atributo nato. Pode ser muito bem adquirido e desenvolvido dentro de qualquer organização.

Pense sobre isso e vamos aumentar essa lista! 

Encaminhe suas sugestões e comentários.


Postado por Michel Assali

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários! Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...