EDUCADORES

03 outubro, 2015

A rubrica como avaliação com foco na aprendizagem

Olá,...


Encaminho abaixo, uma sugestão de rubrica para avaliar atividades realizadas pelos alunos, tanto no formato individual e melhor ainda, para trabalhos coletivos.

A rubrica tem origem na webquest (atividade online) e nada mais é que quadro com um conjunto de critérios para habilidades e competências previamente discutidos e apresentados aos alunos.

Tais aspectos são organizados pelo professor ou professores das áreas interessadas na atividade envolvendo até sugestões dos alunos, conforme os objetivos do conteúdo, disciplina ou níveis de ensino.
É uma excelente forma de avaliar apresentações de trabalhos, exposições e demais atividades escolares.

A rubrica pode ser utilizada com alunos de todas as idades e se constitui num excelente instrumento para mensurar habilidades e competências (saber, fazer, conviver, atitudes, valores), exigindo para tanto que sejam:

- identificadas as habilidades e competências a avaliar;
- considerados os aspectos relevantes da atividade;
- claramente explícitos os critérios de referência para cada nível escolhido.

Observe a sugestão de modelo abaixo.

                                                   SUGESTÃO DE RUBRICA
ESCOLA / COLÉGIO .........................................................................
Profº(es) ..................................................................................... 
Disciplina / Área ............................................................................
Projeto / Atividade: .......................................................................
Nota: ...........................
Pergunta(s) de condução
Descrever a(s) questão(ões) mobilizadora(s) e norteadora(s) da pesquisa, do problema ou do tema a ser tratado.
Descrição da atividade
Descrever o que e o como os alunos irão realizar a atividade.
Formato da apresentação
Detalhar a apresentação, introdução, conteúdo base, conclusão, bibliografia, etc.
Cuidados e posturas
Forma de apresentar, vocabulário, roupas, tecnologias, tempo, etc.

Critérios: discutidos com os colegas professores e com os alunos.
Conteúdo
Insatisfatório
Proficiente
Avançado
Descritores / critérios
● O conteúdo não é explicado.
● Explicou o conteúdo, mas fugiu do contexto.
● Explicou o conteúdo, mas de forma incorreta.
● Explicou o conteúdo, mas de maneira simplista e superficial.
● Descreveu o conteúdo sem análise.
● Explicou, mas apenas em uma limitada forma, roteirizada e decorada.
● Explicou conteúdo contextualizando o conteúdo ou a apresentação.
● Explicou o conteúdo em profundidade e em detalhes.
● Explicou o conteúdo de forma clara e precisa.
● Explicou de forma analítica.
● Fundamentou a explicação com dados e provas.
● Respondeu às perguntas de forma a demonstrar conhecimento e confiança do conteúdo.

● Explicou o conteúdo completamente.
● Justificou totalmente sua explicação.
● Explicou de uma forma contextualizada e ampliou relacionando o conteúdo com outras áreas de conhecimento.
● Respondeu às perguntas de uma forma a demonstrar flexibilidade, novos contextos e aplicações do conteúdo.

Normas / regras


Descrever o conteúdo base a ser explorado, subsidiando-o com bibliografia sugerida.

Pontuação
0 a 5,9
6 a 7,9
8 a 10

Existem rubricas de diversos modelos para as mais diversas situações de aprendizagem.
Pesquise sobre o tema e construa a sua.
Aproveite, também para compartilhar e enviar seus comentários.


Postado por Michel Assali

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