Olá, gente...
Para os professores
que tenham interesse em utilizar as tecnologias e, em especial, as redes
sociais visando motivar seus alunos, o Portal Porvir publicou uma coletânia de
dicas para isso.
Considerando que o
uso das redes sociais virou rotina na vida dos brasileiros, aproveitar essa
tendência como recurso pedagógico pode se converter em grande auxílio ao trabalho docente para desenvolver o conteúdo e melhorar a qualidade da aprendizagem.
Segundo o Porvir, as
sugestões foram retiradas a partir de referências encontradas em diferentes
publicações, guias e sites especializados em educação e tecnologia. As dicas
apresentam estratégias para o uso do Facebook, Twitter, Google+, Instagram,
YouTube e o Edmodo.
Confira:
Facebook
1. Crie grupos com
sua turma para postar informações, avisos e dicas.
2. Compartilhe
conteúdo multimídia relacionado aos temas trabalhados em sala de aula.
3. Use a rede
social como canal de jornalismo estudantil. Crie uma página para que seus
alunos postem novidades sobre projetos e eventos da escola.
4. Faça o seu próprio quiz para que os alunos possam interagir com os
conteúdos das aulas. O Facebook tem algumas ferramentas que facilitam essa
tarefa, como o aplicativo Quiz Maker
.
5. Estimule os
alunos a postarem resenhas de livros e resumos de estudos no grupo da classe.
Isso pode ajudar no desenvolvimento de projetos de revisão por pares.
Fontes: Edudemic e Online
College
Twitter
6. Use o Twitter
como ferramenta para criar histórias coletivas com os alunos. Escreva o começo
de uma narrativa e fale para eles tuitarem a continuação.
7. Publique
desafios diários para os alunos. Professores de disciplinas como matemática,
química e física também podem incentivar alunos a resolver problemas e a
compartilhar o resultado na rede social.
8. Faça tuítes
diários com informações sobre diferentes carreiras. Isso pode ajudar seus
alunos a conhecer diferentes profissões e conseguir identificar seus
interesses.
9. Crie uma hashtag
original (ex: #auladoprofze) e incentive os alunos tuitarem suas anotações
durante a aula.
10. Apresente
estratégias de pesquisa para que os alunos possam encontrar conteúdos
relevantes com o uso de hashtags.
Fontes: Edudemic e TeachHUB
Google+
11. Crie
comunidades para compartilhar conteúdos com os seus alunos.
12. Faça
conferências com a sua turma utilizando o Hangout. A ferramenta permite
realizar transmissões ao vivo para um número ilimitado de pessoas e também
gravá-las para assistir mais tarde.
13. Convide
diferentes profissionais, como autores e pesquisadores, para participar de
videoconferências com os seus alunos.
14. Compartilhe
arquivos e atualizações, integrando outras ferramentas como Google Drive ou
Agenda.
15. Separe os seus
alunos em círculos de usuários (opção disponível na rede social) de acordo com
a turma e os interesses de cada um.
Fontes: Google+ for
Schools, TeachThought e Educational
Technology
Instagram
16. Poste uma foto
como prévia para o assunto da próxima aula. É possível interagir com os alunos,
pedindo para que eles façam uma pesquisa ou comentem o que já sabem sobre o
tema.
17. Crie uma conta
para a sua sala e registre momentos como apresentações, desenvolvimento de
projetos e excursões. Para manter a privacidade, deixe o conteúdo fechado para
acesso restrito aos alunos.
18. Destaque
habilidades dos estudantes. Tire fotos de bons trabalhos e projetos realizados
por eles.
19. Ensine
conceitos básicos de fotografia para os seus alunos, trabalhando iluminação,
enquadramento, composição e linguagem. Incentive que eles registrem imagens do
cotidiano escolar.
20. Deixe os alunos
explorarem seus interesses e diferentes identidades, compartilhando opiniões e
comentários por meio de imagens.
Fontes: Universia, Pearson School
Systems e Education
World
YouTube
21. Engaje os
alunos com dicas de vídeos que são relevantes para eles e fomente a discussão
de diferentes pontos de vista.
22. Escolha vídeos
curtos para apresentar em sala de aula. Isso garante que os alunos tenham um
tempo para discutir com base no que foi mostrado.
23. Faça uma conta
Google para a escola e utilize o YouTubeEDU com os alunos. Esse ambiente possui
conteúdos com foco educativo e permite que os professores e administradores da
escola selecionem os vídeos que aparecem como visíveis para o seus alunos.
24. Inverta a sua
sala de aula. Mande vídeos para que os alunos assistam os conceitos básicos em
casa. Aproveite o tempo em classe para promover a aplicação desses conceitos e
incentivar trabalhos colaborativos.
25. Crie listas de
reprodução que contemplem temas relacionados às aulas, contextualização para
assuntos do mundo real e visões divergentes para fortalecer o posicionamento e
o senso crítico.
Fontes: Edudemic e Edutopia
Edmodo
26. Faça postagens
para incentivar que os alunos participem de diferentes discussões e
compartilhem sua opinião sobre determinados temas.
27. Utilize o
construtor de questionários para avaliar o aprendizado dos alunos durante o
desenvolvimento das atividades.
28. Organize clubes
de leitura para os alunos compartilharem os livros que estão lendo. Eles também
podem postar indicações para os colegas.
29. Conecte seus
alunos com salas de aula de outros países para que eles possam trocar
experiências e conhecer outras culturas.
30. Crie um grupo
com atualização sobre eventos que irão acontecer na escola.
Fontes: TeachThought e Support Edmodo
Você tem outras dicas ou sugestões? Encaminhe para compartilhar!
Postado por Michel Assali
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seus comentários! Obrigado.