EDUCADORES

10 dezembro, 2014

Dizer "NÃO" nas relações de trabalho!


Olá, gente...

Muitos já devem ter ouvido um velho ditado que diz mais ou menos o seguinte: “Se você quer algo feito passe para uma pessoa ocupada.”

É bem verdade, pois existe um argumento de que as pessoas ocupadas realizam e executam seu trabalho coma maior eficácia e eficiência. Porém, não podemos nunca esquecer que passar mais atividades para uma pessoa ocupada é conduzi-la para uma sobrecarga de trabalho, acarretando em fadiga e estresse, o que não seria justo.

Isso também acontece quando você desenvolver uma reputação de ser sensível, atenciosa ou atencioso, ou ainda, generoso ou generosa. Com certeza, uma montanha crescente de solicitações irá aparecer no seu caminho, atolando-o de trabalho.

É o momento de saber dizer  NÃO !.

Convém aqui, citar um expoente da Gestão de Pessoas, Warren Buffett  que diz: " A diferença entre as pessoas de sucesso e pessoas muito bem-sucedidas é que as pessoas muito bem-sucedidas sabem dizer NÃO a quase tudo."

No meu caso particular dizer “não” não é assim uma tarefa fácil. Tenho dificuldades em recusar, porém é preciso que os mais jovens possam exercitar essa prática sem causar melindres ou problemas nos relacionamentos. Para algumas pessoas, isso pode parecer fácil. Para outras e particularmente para mim é um pouco mais complicado, principalmente se o “não” ocorrer em momento errado com a pessoa errada.

Porém, eu aprendi que há uma grande diferença entre agradar e ajudar as pessoas. E aprendi que existem muitas formas de negar um pedido sem colocar em risco os relacionamentos  e contribuir para o desenvolvimento da demanda solicitada.

Diz ainda, Buffet: “Dizer não em determinadas situações, deixa a pessoa mais livre para dizer “sim” em momentos mais importantes.”

Na pesquisa sobre o tema deparei com sugestões de frases de efeito que contribuem para o exercício do “não”, sem provocar catástrofes interpessoais.  Convém ressaltar que tais frases nunca serão a solução de uma situação, considerando uma série de circunstância, sejam elas de ordem moral e ética.

Vejamos:
1-      O deferimento: "Estou super-lotado agora, mas sinta-se livre para dar prosseguimento"
2-      O encaminhamento: "Eu não estou qualificado para fazer o que você está pedindo. Sugiro procurar fulano...”
3-      A introdução: "Eu conheço alguém que pode ser muito mais útil."
4-      A triagem: "Encontre meu colega, que dispões de um bom tempo para conversar sobre o assunto."
5-      A ponte: "Converse com fulano. Vocês dois estão trabalhando em direção a objetivos comuns"
6-      O grupo: "Tem mais gente com os mesmos questionamentos. Então vamos conversar juntos e marcar uma reunião"
7-      Demais relacionamentos: "Se eu parar para te ajudar agora estaria deixando os outros para trás."
8-      Desculpa difícil: “Lembre-se: É sua oportunidade de aprendizagem.”

E por aí vai... Não tão fácil assim.

Não acredito muito em frases de efeito para negar uma solicitação. Porém os especialistas da área de gestão de pessoas, enfatizam essa prática visando a melhor performance do gestor e a obtenção de eficácia e eficiência no trabalho realizado.

E você sabe dizer “não”? Encaminhe suas sugestões!

Postado por Michel Assali

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