EDUCADORES

24 novembro, 2014

Ensinar a pescar?


Olá, gente...

Certamente, você já ouviu este velho ditado antes: 

“Dar a um homem um peixe e você o alimentará por um dia; ensinar um homem a pescar e você o alimentará por toda a vida.”

Você pode até estar balançando a cabeça em concordância agora.
Facilmente apelamos a esse ditado para explicar e justificar uma série de situações vividas nas relações sociais, sejam no trabalho,  na família e também na educação.

Porém cabe aqui uma pequena reflexão sobre esse lema.

Vejamos:
 Quando uma pessoa está com muita fome, todo seu corpo e órgãos fisiológicos estão voltados para suprir as necessidades vitais. Nessa situação qualquer aprendizagem , seja ela autônoma ou heterônoma, torna-se impossível ou impraticável, por se tratar de um momento de suprir necessidades básicas.
Numa situação desse tipo torna-se muito difícil à pessoa a capacidade de raciocinar e pensar com maior clareza. Ou seja, para alguém nessa situação de desequilíbrio, de nada adianta o “ensinar a pescar”, pois é fundamental que se forneça o “peixe”.

Numa situação de necessidade extrema, seja no campo da sobrevivência seja nas relações pessoais, envolvendo incertezas, ansiedade, depressão e outros males sociais, a ajuda deverá ser para o imediato (dar o peixe), visando como objetivo o restabelecimento do equilíbrio do indivíduo.
Somente depois dessa investida de ajuda é possível a reorganização para que esta construa e assuma seu projeto (ensinar a pescar), pois, para que a aprendizagem se estabeleça é necessário que a pessoa esteja em condição satisfatória dede equilíbrio físico e mental.

Isso também se aplica a setores administrativos, como por exemplo, quando se deseja evitar a quebra ou a falência de empresas e instituições.

Muitas vezes as pessoas se esquecem desse aspecto do senso comum e buscam oferecer ajuda  movidas pela razão, tentando “ensinar” sobre o que deveria ser feito se estivesse no lugar dela, justificando o ditado em questão. Mas, ela não esta na mesma situação do outro. Não fazemos ideia do como a pessoa se sente em situações de desequilíbrio.

Faz muito mais sentido ajudá-las a recuperar o seu equilíbrio. Uma vez que isso acontece, quando for restabelecido seu equilíbrio, olhos, ouvidos, coração e mente esteja aberta, encontraremos a oportunidade para ensinar uma nova habilidade.

Pense sobre isso e encaminhe seus comentários.


Postado por Michel Assali

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários! Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...