Olá,
gente...
Um
dos aspectos relevantes do uso das pesquisas escolares on-line é a capacidade
dos alunos avaliarem criticamente as informações coletadas.
Além de incluir
habilidades de buscar, ler e interpretar as informações, é essencial avaliar o
nível de precisão das mesmas bem como sua confiabilidade e, dependendo do caso,
questões de preconceito.
Segundo
Julie Coiro, professora Adjunto da Universidade de Rhode Island, pesquisas
sobre o assunto com alunos adolescentes americanos sobre o material coletado
online, apontaram que:
- Alunos do ensino
fundamental estão mais preocupados com relevância de conteúdo do que com
credibilidade.
- O material coletado
raramente atende às características de origem, como autor, local ou tipo de
publicação para avaliar a confiabilidade e perspectiva do autor.
- Quando eles se referem
a recursos de origem e autoria em suas explicações, seus julgamentos muitas
vezes são vagos, superficiais e sem fundamentação justificada.
Outros
estudos destacam deficiências semelhantes de ensino médio e estudantes
universitários nestas áreas.
Diante
desses indicadores, torna-se fundamental a elaboração de um plano ou um programa
de intervenção educacional, visando subsidiar esse atividade escolar.
Seja por iniciativa de
uma área de estudos ou da escola como um todo, é fundamental que os educadores
reflitam sobre o assunto com vistas a elaborar ações e metodologias para tratar
da informação on-line.
Para
isso, e reinterpretando Julia Coiro, encaminho uma lista de estratégias para
usar ou adaptar às necessidades dos seus alunos, como uma sugestão de roteiro
ajudando-os a refinar sua capacidade de pensar criticamente durante a
realização de pesquisas on-line.
Perguntas
que o aluno deve fazer ao site pesquisado:
- É este o local
relevante para as minhas necessidades e propósito?
- Qual é o propósito
deste site?
- Quem criou a
informação neste site e o que é o nível de especialização de seu criador?
- Quando a informação
neste site foi atualizada?
- Onde posso ir para
verificar a precisão desta informação?
- Por que essa pessoa ou
grupo colocou esta informação na Internet?
- Será que o site
apresenta apenas um lado da questão, ou são múltiplas perspectivas prestadas?
- Como as informações e
/ ou imagens neste site são apresentadas pela posição do autor?
- Existe alguém que pode
ser ofendido ou magoado com as informações neste site?
- Há indícios de
preconceito?
- Como posso associar as
ideias do conteúdo do site para minhas próprias perguntas e interpretações?
Então, o que você pode
fazer para ensinar de forma mais explícita os adolescentes como para avaliar a
qualidade da informação on-line?
Quais os critérios que
você tem realizado para ajudar seus alunos a desenvolver o pensamento crítico
sobre a informação on-line?
Tem sugestões? Encaminhe
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Postado por Michel
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