EDUCADORES

22 fevereiro, 2013

Filmes que inspiram educadores.


Olá, gente...
Ver ou rever filmes sobre educação, possibilitam realizar reflexões sobre nosso trabalho, ou ainda provocar inspiração, inquietação, ou talvez, indignação. Segue abaixo uma pequena lista de alguns filmes sobre o tema que podem nos inspirar nesta jornada.
É conveniente lembrar que os filmes da lista são exclusivos para os professores. Não convém passar para alunos, pois os acharão um pouco "chatos".
Poderemos em breve organizar uma lista de filmes para os alunos, considerando faixa etária, nível ou modalidade de ensino. Para tanto, conto com sua contribuição.
Se você tem alguma dica interessante sobre esse tema, encaminhe sua lista para que seja compartilhada com os colegas.

Clique nos links ou nas imagens para acessar trailers, informações ou as páginas dos filmes!
Deixe seus comentários! 
Postado por Michel Assali

(Sociedade dos poetas mortos)



 http://www.youtube.com/watch?v=Gx5dHoLq7Tk     (Visão de estudantes)


 http://www.youtube.com/watch?v=hx_01jpTfD4  (Clipe: The Wall)


 http://www.youtube.com/watch?v=ZbyCJEIRBaA    (A onda)


 http://www.freedomwritersfoundation.org/   (Escritores da liberdade)



 http://fr.wikipedia.org/wiki/Entre_les_murs_(film)      (Entre muros)



 http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/ser-ter-676397.shtml    (Ser e ter)


 http://www.youtube.com/watch?v=-1Y9OqSJKCc     (Educação proibida)


http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Jardim    (Pro dia nascer feliz)

http://www.racetonowhere.com/    (Corrida para lugar nenhum)

http://www.takepart.com/waiting-for-superman/     (A espera de “Superman”)



Deixe seus comentários!
Postado por Michel Assali







































07 fevereiro, 2013

Estante Virtual: livros baratos!



Olá, gente...
Uma excelente dica para educadores, leitores e gente que gosta de ler, é acessar o endereço da Estante Virtual (http://www.estantevirtual.com.br/).

O pessoal teve uma ideia genial. Reunir um acervo de sebos e livreiros de todo o Brasil e oferecer um acesso a mais de 9 milhões de livros, novos, semi-novos e usados. Os preços são muito atrativos e bem abaixo ao das livrarias. A forma de pagamento é por sistemas eletrônicos de compras pela internet. O site garante segurança e rapidez nos procedimentos e logística de entrega.

Você pode pesquisar o livro por título, autoria, etc.
Os preços são realmente interessantes.
Confira aqui e deixe seus comentários.

Postado por Michel Assali

01 fevereiro, 2013

Educação e tecnologia - Khan Academy



Olá, gente...

Em visita ao Brasil a convite da Fundação Leman, o americano Salman khan trás aos educadores a reflexão e a discussão a respeito do uso das novas tecnologias e seus impactos no futuro da educação. Com visão profunda e inovadora e com práticas muito simples, Khan desenvolveu a Khan Academy, como um poderoso recurso de aprendizagem e desenvolvimento do talento e da criatividade.
Salman khan aposta no uso da tecnologia para transformar a educação e o sistema de ensino.

Reproduzo abaixo. uma síntese de Nathália Butti da Editora Abril (Revista Veja) a respeito do assunto postado em 07/01/13, no site: www.educarparacrescer.abril.com.br

“O matemático americano Salman Khan, ou Sal, tornou-se o mais bem-sucedido professor de todos os tempos sem nenhuma base teórica na área da pedagogia nem trânsito no mundo dos especialistas em educação. Aos 36 anos, ele nunca chegou a demonstrar ambição de se converter em um grande pensador da sala de aula, mas vem se firmando como alguém com um olhar muito pragmático e ácido sobre a escola. Sal não muda o tom em seu recém-lançado The One World Schoolhouse: Education Reimagined, best-seller nos Estados Unidos, com chegada ao Brasil prevista para janeiro de 2013 com o título Um Mundo, uma Escola (Editora Intrínseca; 272 páginas; 29,90 reais).

Preservando o estilo coloquial e ao mesmo tempo assertivo de suas aulas - já vistas 200 milhões de vezes na rede -, ele expõe pela primeira vez de forma mais organizada suas descobertas sobre o aprendizado. Incentivado pelos colegas do Vale do Silício, onde fincou sua Khan Academy, até arrefeceu um pouco o ritmo frenético com que produz conteúdo em quarenta áreas do conhecimento - algo que parecia impossível para quem o conhece bem - para concluir o texto sobre o qual se debruçou por dois anos. "Não tenho a pretensão dos grandes teóricos, mas uma experiência concreta que sinaliza para uma escola menos chata", resume a VEJA o entusiasmado Sal.

O mérito número 1 desse jovem matemático que coleciona ainda graduações em ciências da computação e engenharia elétrica e uma passagem pelo mercado financeiro é mostrar que a transformação da escola - ainda baseada no velho modelo prussiano do século XVIII - não requer nada de muito mirabolante nem tão dispendioso. Sal é, acima de tudo, um defensor do bom-senso. Ele indaga: "Se todas as pesquisas da neurociência já provaram que as pessoas perdem a concentração em longas palestras, por que a aula-padrão é expositiva e leva uma hora?". Suas lições virtuais não passam de vinte minutos. Sal se declara ainda contra a falta de ambição acadêmica, uma das raízes do fracasso escolar. "O aprendizado de hoje é como um queijo suíço, cheio de buracos, e isso é estranhamente tolerado. Os alunos mudam de capítulo sem ter assimilado o anterior", dispara com o mesmo ímpeto com que combate a monotonia na sala de aula. "Enquanto o mundo requer gente criativa e com alta capacidade inovadora, o modelo vigente reforça a passividade", diz.”

Recomendo leitura do livro: Um Mundo, uma Escola (Editora Intrínseca; 272 páginas; 29,90 reais. No Itunes  custa R$ 20,00 ou $ 9,99 dólares)

Ficaria mais feliz se deixassem comentários a respeito do assunto.

Postado por Michel Assali

Tendências da educação brasileira



Olá, gente...

A FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) desenvolve e coordena estudos, pesquisas e projetos para orientar as ações de promoção industrial e novos investimentos no estado e é um importante parceiro para o desenvolvimento de políticas públicas.

O sistema Firjan, preocupado com as políticas públicas educacionais,  elaborou ações para realizar um prognóstico sobre as tendências e o uso das novas tecnologias no país. Para tanto, contratou especialistas no assunto com o objetivo principal de analisar as ferramentas tecnológicas mais utilizadas bem como as tendências de utilização previstas para até cinco anos.

O grupo de estudos identificou 12 novas tecnologias com grande potencial para impactar o ensino, além das dez principais tendências e os dez maiores desafios da educação brasileira.

Veja abaixo, o infográfico representativo da conclusão desses estudos:

O que você pensa a respeito desses estudos?
Em que aspectos você concorda ou discorda?
Em que nível se situam as instituições escolares de seu contato?
Deixe seu comentário a respeito

Postado por Michel Assali

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...