EDUCADORES

12 abril, 2013

O Moodle como ferramenta pedagógica



Olá, gente...

Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) vêm sendo cada vez mais utilizados na educação por favorecerem a possibilidade de colocar em prática uma rede de informações interconectadas, na qual os sujeitos poderão descobrir e interagir em diversificadas mídias simultaneamente e integrá-las numa mesma atividade.
Entre os principais ambientes virtuais, destaco o Moodle (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment), um ambiente de aprendizagem a distância desenvolvido pelo australiano Martin Dougiamas em 1999.
Trata-se de um software livre e gratuito, podendo ser baixado, utilizado e/ou modificado por qualquer indivíduo em todo o mundo. Assim, este ambiente vem sendo utilizado por diversas instituições no mundo todo, possuindo uma grande comunidade cujos membros estão envolvidos em atividades que abrangem desde correções de erros e o desenvolvimento de novas ferramentas, à discussão sobre estratégias pedagógicas de utilização do ambiente e suas interfaces.
Como qualquer outro LMS (Learning Management System), o Moodle dispõe de um conjunto de ferramentas que podem ser selecionadas pelo professor de acordo com seus objetivos pedagógicos, gerais ou específicos.
Textos, diários, vídeos, testes, fóruns, chats, etc. tornam o ambiente muito interessante para qualificar o trabalho docente no Ens. Fundamental e principalmente o Ens. Médio, por permitir o uso das tecnologias com interatividade e decididos e controlados pelo próprio professor em função das particularidades de seus alunos.
O Moodle permite que estes mecanismos sejam oferecidos ao aluno de forma flexibilizada, ou seja, o professor, além de poder definir a sua disposição na interface, poderá utilizar metáforas que imputem a estas ferramentas diferentes perspectivas, que apesar de utilizarem a mesma funcionalidade, se tornem espaços didáticos exclusivos.
O espaço destinado à elaboração de atividades online favorece ao desenvolvimento e ampliação do potencial pedagógico, atendendo às demandas e tendências educacionais atuais, cada vez mais envolvidas com as novas tecnologias.
Sugiro pesquisar sobre o assunto e incentivar sua aplicação na aprendizagem.
Encaminhe seus comentários!

Postado por Michel Assali

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários! Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...