EDUCADORES
03 dezembro, 2012
Criatividade e inovação
Olá, gente...
A criatividade é a matéria-prima da inovação. Nesse sentido, criar um ambiente propício para o surgimento da criatividade é vital para qualquer empresa. Em 1998, o designer canadense Bruce Mau fez uma seleção de práticas e ações para motivar e liberar a criatividade. Seu objetivo inicial era visando os designers, mas conceitualmente esse manifesto aplica-se a qualquer profissão.
Bruce Mau acredita que o Design é uma nova maneira de aumentar a qualidade do ensino das crianças e assim, gerar inovadores profissionais no futuro. Ele entende que o poder do design não tem limites, e tem a capacidade de trazer mudanças positivas em uma escala global.
Mau acredita que, em tempos de abundância, que devemos perseguir a grande questão da vida: “Agora que podemos fazer qualquer coisa, o que faremos?”. Isso explica porque o Manifesto Incompleto ganhou esse nome justamente por ter um desenvolvimento contínuo.
Abaixo, segue uma seleção de algumas afirmativas contidas no manifesto que considerei as mais importantes:
• Permita-se mudar com os acontecimentos: Você tem que estar disposto a crescer. Crescimento é diferente de algo que acontece com você. Você pode produzi-lo. Você vive isso. Para um crescimento significativo, é preciso estar aberto para experimentar eventos e a vontade de ser mudado por eles.
• Esqueça o bom: Bom é uma quantidade conhecida. Bom é o que todos nós concordamos. Busque o ótimo, a excelência.
• O crescimento não é necessariamente o bom: Crescimento é uma exploração constante. Se você já se contentar com um bom, você nunca vai ter um crescimento real.
• Não deixe de lado os erros acidentais: A resposta errada é a resposta certa em busca de uma questão diferente. Colecione respostas erradas como parte do processo. Faça perguntas diferentes.
• Colabore: O espaço entre pessoas trabalhando juntas é cheio de conflitos, atritos, conflitos, alegria, prazer, e vasto potencial criativo.
• Fique acordado até tarde: Coisas estranhas acontecem quando você vai longe demais, trabalhou muito duro e depois, se vê separado do resto do mundo. Quando voe acha que chegou ao fim, ainda restam 20% de aproveitamento.
• Pense com a sua mente: Esqueça a tecnologia. Criatividade não é dependente desse recurso. A tecnologia é resultado da criatividade. Os diversos aplicativos se originam na mente das pessoas.
• Processo é mais importante que resultado: Quando o resultado guia o processo, nós somente iremos para onde já estivemos. Se o processo guia o resultado, nós podemos não saber para onde estamos indo, mas saberemos que queremos estar lá.
• Ame seus experimentos: Prazer é a engrenagem do crescimento. Explore a liberdade de moldar seu trabalho como lindos experimentos, iterações, tentativas, provas e erros. Olhe para a longa vista e permita a si mesmo a diversão da falha todos os dias.
• Fique a deriva: Permita a si mesmo vagar sem rumo. Explore as adjacências. Não faça julgamentos. Adie críticas.
• Continue se movendo: A sociedade, o mercado e as instituições têm a tendência de reforçar o sucesso. Resista. Não se acomode ao sucesso. Permita que a falha e a mudança sejam partes de sua prática.
• Não entre em premiações: Simplesmente não faça isso. Não é bom para você.
Não é mais possível admitir que, em pleno século XXI, uma instituição que almeja o sucesso não tenha como lema a inovação. Mas é preciso combinar esse principio com o principio do processo criativo e, só assim, as organizações continuarão a existir nas próximas décadas e, aliadas a outras ações estruturantes, manterem-se competitivas.
Lembrando que inovar é o passo final de um longo caminho. Trata-se de um processo longo, difícil e doloroso de mudança da cultura organizacional e que exige disciplina e determinação por parte de todos os setores da instituição.
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Postado por Michel Assali
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