EDUCADORES

06 agosto, 2012

Pedagogia diferenciada


Olá, gente...

Embora muitos educadores acolham e digam teoricamente que a formação da sala de aula moderna deva seguir os princípios da heterogeneidade, considerando as diferentes características individuais, na prática a maioria dos sistemas escolares ainda adota tratamentos metodológicos e práticas de ensino para classes homogêneas. Ou seja, um único conteúdo para, um único programa, uma mesma metodologia, um mesmo calendário um instrumento de avaliação e provas para todos, etc.


O pesquisador Philippe Perrenoud, nos aponta que, toda situação didática proposta ou imposta de modo uniformemente a um gru¬po de alunos, será sempre inadequada para uma boa parcela deles. Alguns, a dominarão tão facilmente que em pouco tempo deixará de ser desafiadora, ocasionando dispersão e perda de interesse pela aprendizagem. Outros, por não conseguirem entender, jamais se envolverão com a atividade esperando as “explicações” do professor ou de algum adulto.

Mesmo quando um conteúdo é compatível com o nível de desenvolvimento e as capacidades cognitivas dos alunos, poderá parecer desprovida de sentido, de interesse. E pode ainda, não gerar nenhuma atividade notável em nível intelectual e, por conseguinte, nenhuma construção de novos conhecimentos nem um reforço do aprendizado adquirido.

O desafio do professor está em pesquisar e produzir metodologias e técnicas que ensino que favoreçam atender essa diferenças individuais, “pois, diferenciar é organizar as interações e as atividades, de modo que cada aluno seja confrontado constantemente, ou ao menos com bastante freqüência, com as situações didáticas mais fecundas para ele”. (Perrenoud)

Tarefa difícil para o trabalho individual, porém perfeitamente possível se tratada e discutida coletivamente.

Pense sobre o assunto e deixe seus comentários!

Postada por Michel Assali

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