EDUCADORES
06 agosto, 2012
Pedagogia diferenciada
Olá, gente...
Embora muitos educadores acolham e digam teoricamente que a formação da sala de aula moderna deva seguir os princípios da heterogeneidade, considerando as diferentes características individuais, na prática a maioria dos sistemas escolares ainda adota tratamentos metodológicos e práticas de ensino para classes homogêneas. Ou seja, um único conteúdo para, um único programa, uma mesma metodologia, um mesmo calendário um instrumento de avaliação e provas para todos, etc.
O pesquisador Philippe Perrenoud, nos aponta que, toda situação didática proposta ou imposta de modo uniformemente a um gru¬po de alunos, será sempre inadequada para uma boa parcela deles. Alguns, a dominarão tão facilmente que em pouco tempo deixará de ser desafiadora, ocasionando dispersão e perda de interesse pela aprendizagem. Outros, por não conseguirem entender, jamais se envolverão com a atividade esperando as “explicações” do professor ou de algum adulto.
Mesmo quando um conteúdo é compatível com o nível de desenvolvimento e as capacidades cognitivas dos alunos, poderá parecer desprovida de sentido, de interesse. E pode ainda, não gerar nenhuma atividade notável em nível intelectual e, por conseguinte, nenhuma construção de novos conhecimentos nem um reforço do aprendizado adquirido.
O desafio do professor está em pesquisar e produzir metodologias e técnicas que ensino que favoreçam atender essa diferenças individuais, “pois, diferenciar é organizar as interações e as atividades, de modo que cada aluno seja confrontado constantemente, ou ao menos com bastante freqüência, com as situações didáticas mais fecundas para ele”. (Perrenoud)
Tarefa difícil para o trabalho individual, porém perfeitamente possível se tratada e discutida coletivamente.
Pense sobre o assunto e deixe seus comentários!
Postada por Michel Assali
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seus comentários! Obrigado.