EDUCADORES

02 julho, 2012

PIXAR: um exemplo de gestão do conhecimento



Olá, gente!

Tenho garimpado na rede, assuntos sobre gestão para compartilhar com vocês. Penso que no mundo com tendências à Web 2.0, compartilhar é verbo que deve ser entendido em todas as suas conjugações.
Sobre o tema, chamou a atenção um artigo interessante na revista The Economist  explica razões para a PIXAR ter tanto sucesso.

Razões centradas em Gestão do Conhecimento e Inovação: 
1- Existe uma obrigação de mostrar diariamente o trabalho ainda inacabado para os colegas - e escutar críticas, que no final se tornam construtivas
2- Para todo o lançamento, por maior que seja o recorde de vendas nas bilheterias, a equipe conduz uma sessão de lições aprendidas no projeto: 5 coisas que deram certo, 5 coisas que deram errado. Para estas, não permitem que errem novamente.
3- Ambiente descontraído, libera a cabeça dos criadores para ... criar!
4- Erros não são motivo para humilhação pública, mas sim de aprendizado
5- A aquisição do conhecimento se dá no momento da contratação: gente criativa, curiosa e inconformada, além de detalhista e caprichosa. Com este contingente de 1200 pessoas criativas, não existe roteiro pobre, cenário simples ou animação vagabunda.

Com essas atitudes, a Pixar produziu não menos que 11 êxitos de público e crítica: os 3 "Toy Story", "Monstros S.A.", "Carros", "Os Incríveis", "Up-Nas Alturas", "Procurando Nemo", "Vida de Inseto", "Wall-e" e "Ratatouille".

É perfeitamente compreensível que o sucesso não se deve apenas à tecnologia ou marketing. Mas principalmente à gestão da condução dos trabalhos em equipe, com foco nas trocas de informação e na interação das pessoas, favorecendo a Gestão do Conhecimento da instituição.

É um bom benchmark?

Deixe seus comentários
Postado por Michel Assali

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários! Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...