Olá, gente!
Tenho garimpado na rede, assuntos sobre gestão para compartilhar com
vocês. Penso que no mundo com tendências à Web 2.0, compartilhar é verbo que
deve ser entendido em todas as suas conjugações.
Sobre o tema, chamou a atenção um artigo interessante na revista The
Economist explica razões para a PIXAR ter tanto sucesso.
Razões centradas em Gestão do Conhecimento e Inovação:
1- Existe uma obrigação de mostrar diariamente o trabalho ainda
inacabado para os colegas - e escutar críticas, que no final se tornam
construtivas
2- Para todo o lançamento, por maior que seja o recorde de vendas nas
bilheterias, a equipe conduz uma sessão de lições aprendidas no projeto: 5
coisas que deram certo, 5 coisas que deram errado. Para estas, não permitem que
errem novamente.
3- Ambiente descontraído, libera a cabeça dos criadores para ... criar!
4- Erros não são motivo para humilhação pública, mas sim de aprendizado
5- A aquisição do conhecimento se dá no momento da contratação: gente
criativa, curiosa e inconformada, além de detalhista e caprichosa. Com este
contingente de 1200 pessoas criativas, não existe roteiro pobre, cenário
simples ou animação vagabunda.
Com essas atitudes, a Pixar produziu não menos que 11 êxitos de público
e crítica: os 3 "Toy Story", "Monstros S.A.",
"Carros", "Os Incríveis", "Up-Nas Alturas",
"Procurando Nemo", "Vida de Inseto", "Wall-e" e
"Ratatouille".
É perfeitamente compreensível que o sucesso não se deve apenas à
tecnologia ou marketing. Mas principalmente à gestão da condução dos trabalhos
em equipe, com foco nas trocas de informação e na interação das pessoas,
favorecendo a Gestão do Conhecimento da instituição.
É um bom benchmark?
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Postado por Michel Assali
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