EDUCADORES

01 junho, 2012

Cinema e educação


Olá, gente...

Ensinar e aprender são faces de um longo processo educativo. Aprender e se divertir ao mesmo tempo, pode se tornar o processo mais leve e eficaz, favorecendo o envolvimento e possibilitando o desenvolvimento de diversas habilidades.


Nessa perspectiva o cinema pode se transformar numa excelente ferramenta pedagógica ao alcance dos educadores nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Bem escolhido, o filme propicia por si só uma atração especial, pelo poder de envolver, mobilizar, enfocar e emocionar o espectador. Pode ainda, favorecer a percepção, a atenção, possibilitar discussões e explorar juízo de valor e opiniões, além de explorar aspectos técnicos relacionados com as artes e as ciências.

Considerando que as novas gerações captam boa parte da informação e conhecimento através de imagens, se constituindo, portanto numa geração mais visual, o cinema se configura como uma poderosa ferramenta pedagógica, cujo conteúdo contempla todas as áreas do conhecimento humano.

A cultura contemporânea é, sobretudo, visual. Videogames, videoclipes, cinema, telenovela, propaganda e histórias em quadrinhos são técnicas de comunicação e de transmissão da cultura cuja força retórica reside sobretudo na imagem e secundariamente no texto escrito, que funciona mais como um complemento, muitas vezes até desnecessário, tal o impacto de significação dos recursos imagéticos. (PELLEGRINI, 2003)

Tendo em vista esses aspectos, os educadores poderão realizar pesquisas a respeito do assunto e organizar no interior da escola uma filmoteca tematizada e implementada por planos e atividades a serem compartilhados entre os educadores.

Abaixo, seguem sugestões recebidas, sobre filmes com o tema culinária e gastronomia.

Filmes:
1. Como água para chocolate
2. Simplesmente Martha
3. Super Size Me – A dieta do palhaço
4. Sabor da paixão
5. Sideways – Entre umas e outras
6. Vatel – Um banquete para o rei
7. A época da inocência
8. Caminhando nas nuvens
9. Tomates verdes fritos
10. Chocolate
11. A festa de Babette
12. Espanglês
13. Ratatouille
14. A fantástica fábrica de chocolate

Tem outras sugestões!  Acrescente à lista e compartilhe.
Pense sobre o assunto e deixe seus comentários.

Postado por Michel Assali

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários! Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...