EDUCADORES

22 dezembro, 2011

Feliz Natal!

Olá, gente...
Após um ano intenso de trabalho, é momento de fazer uma pausa mental para que possamos apreciar tudo que construímos ou ajudamos a construir ao longo do ano de 2011. Se olharmos para trás veremos o caminho foi longo e que a caminhada não foi em vão. Em muito participamos, realizamos e superamos.
Os problemas, erros e contratempos fizeram parte da jornada e nos ajudam a corrigir nossa jornada além de nos motivar à superação dos desafios.
Aprendemos, convivemos e reaprendemos o tempo todo. Sem dúvida, a soma dos momentos felizes supera os demais. Portanto, fomos felizes!
Que o Natal preencha nossos corações com momentos de muita fé, paz, alegria e amor.
Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações!

Postado por Michel Assali


Natal: 7

Recados Animados de Natal







06 dezembro, 2011

Problemas em educação: se não tê-los, como sabê-los?


"Penso que só há um caminho para a ciência ou para a filosofia: encontrar um problema, ver a sua beleza e apaixonar-se por ele; casar e viver feliz com ele até que a morte vos separe - a não ser que encontrem outro problema ainda mais fascinante, ou, evidentemente a não ser que obtenham uma solução. Mas, mesmo que obtenham uma solução, poderão então descobrir, para vosso deleite, a existência de toda uma família de problemas-filhos, encantadores ainda que talvez difíceis, para cujo bem-estar poderão trabalhar, com um sentido, até ao fim vossos dias". Karl Popper


São os problemas e as perguntas que mobilizam a pesquisa e a evolução do mundo.

Logo, em educação assim como em qualquer outra atividade, os problemas devem ser sempre vistos como elementos mobilizadores das reflexões sobre as necessidades para que a educação avance sempre no sentido de garantir acesso, permanência e qualidade para as crianças e jovens.

Nesse sentido, enfrentar problemas e encontrar soluções deverão ser habilidades a serem desenvolvidas com o emprego de posturas e ações tanto heurísticas como quanto científicas. Para tanto todas as formas de dados e informações a respeito de um problema devem estar disponíveis sob a forma de diversos canais de informação e comunicação, para todos os segmentos da instituição escolar: alunos, pais, professores, gestores e órgãos centrais e de controle.

Além disso, a criação de espaços e tempos para as discussões e propostas de soluções dos problemas específicos da escola, deverão integrar o calendário escolar, com objetivos de subsidiar a elaboração de planos de ações exequíveis, com acompanhamento, controle e avaliação, visando a consecução de objetivos da comunidade escolar.

Os problemas unem forças, transformam a informação em conhecimento, produzem alternativas e soluções, mobilizam, enriquecem e ensinam.

Portanto, não tenhamos medo. Que venham os problemas!

Deixe seus comentários.

Postado por Michel Assali

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...