EDUCADORES

17 outubro, 2011

Metacognição


Olá, gente...
Já pensou em como você aprende? Já prestou atenção em como você presta atenção? Parou para pensar nas suas próprias técnicas ou formas de aprender algum novo conhecimento ou conceito? Você já foi ensinado sobre como aprender a aprender?


Muito se tem estudado sobre a psicologia da aprendizagem, da atenção e, pouco se sabe ou se discute sobre a pedagogia dessa ação. Ou seja, as pessoas pouco dão importância aos mecanismos e técnicas sobre sua própria forma de como aprendem. Talvez por uma falta de hábitos ou de habilidades de se observarem durante essa ação.

Essa é a preocupação dos estudos da metacognição, um conceito polêmico cunhado por John Flavell, psicólogo americano.

“Metacognição refere-se ao conhecimento que se tem sobre os próprios processos cognitivos, e produtos ou qualquer coisa relacionada a eles, isto é, o aprendizado das propriedades relevantes da informação ou dos dados”. Flavell (1976),

Fica claro, portanto, que ao fazer uso da metacognição o sujeito se torna um

espectador de seus próprios modos de pensar e das estratégias que emprega para resolver problemas.

Assim, gerir uma tarefa é poder guiá-la, avaliá-la, corrigi-la e regulá-la e conduzi-la em direção ao objetivo pretendido. Mas não só isso. A gestão da atividade deve permitir a compreensão e a explicitação das relações entre os procedimentos, o objetivo e o desempenho obtido.

Difícil? Mas não impossível! É uma questão de treino e formação de habilidades. E isso pode ser desenvolvido junto aos alunos de forma lenta e gradativa com o objetivo final de desenvolver o pensar e o aprender a aprender.

Pesquise sobre o tema. É muito interessante! Comente!

Postado por Michel Assali

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários! Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...