EDUCADORES

02 maio, 2011

Características de escolas eficazes






As pesquisas educacionais sobre escolas eficazes, têm apontado algumas características relevantes e passíveis de desenvolvimento em qualquer ambiente escolar, mesmo que tais ambientes venham apresentar diversidades sócio-econômicas. Cruzando a essência de diversas leituras sobre o tema, pudemos selecionar as características de escolas eficazes, apontadas com maior freqüência, permitindo reflexões sobre as ideias, concepções e um diálogo com a realidade.
Das Universidades de Wisconsin, Coimbra, USP, entre outras, diversos artigos e “papers’ tratam do tema, ficando demonstrada a preocupação com a eficácia da escola em diversos países e a preocupação da busca da excelência e da oferta de uma educação de qualidade.
Dentre as características indicadas, destacamos aquelas que estão presentes numa escola de sucesso e que, de forma genérica, apresentam a seguinte compreensão:

Visão – ter uma compreensão comum dos objetivos, princípios e expectativas para todos os que pertencem e integram a comunidade educativa;

Liderança – ter um grupo de indivíduos que se dedicam a apoiar a comunidade educativa e a alcançar essa visão;

Elevados Padrões Acadêmicos – descrever o que os estudantes precisam saber e o que devem ser capazes de fazer;

Competências Sócio-Emocionais – ajudar todos os que pertencem à comunidade educativa a tornarem-se solidários, participativos, produtivos e cidadãos responsáveis;

Parcerias entre Família, Escola e Comunidade – incentivar todos os envolvidos na educação de uma criança para que participem de forma ativa, colaborativa e como parceiros;

Desenvolvimento Profissional (capacitação) – promover oportunidades consistentes e significativas para os adultos (coordenadores, professores e colaboradores) envolvidos no contexto escolar, de modo a que se comprometam com a aprendizagem contínua.

Monitoramento Constante – recolher e analisar os dados acerca dos estudantes, dos programas e do pessoal escolar.

Segundo os especialistas, cabe a cada escola analisar e compreender cada item, procurando adequar sua proposta pedagógica no sentido de desenvolver cada vez mais as características apontadas, utilizando-se da auto avaliação.
Nesse sentido, a possibilidade de êxito no papel social da escola torna-se cada vez maior, à medida que as políticas públicas invistam recursos substanciosos para que os integrantes da comunidade escolar tenham, condição de promover uma educação de qualidade.

Postado por Michel Assali

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