EDUCADORES

25 agosto, 2010

PIXAR: Um exemplo de Gestão do Conhecimento



Olá, gente!

Tenho garimpado na rede assuntos sobre gestão para compartilhar com vocês. Penso que, no mundo com tendências à Web 2.0, compartilhar é verbo que deve ser conjugado em todos os tempos.
Sobre o tema, chamou a atenção um artigo interessante na revista The Economist que explica as razões para a Pixar (aquela que produz filmes animados) ter tanto sucesso.

Razões centradas em Gestão do Conhecimento e Inovação:
1) Existe uma obrigação de mostrar diariamente o trabalho ainda inacabado para os colegas - e escutar críticas, que no final se tornam construtivas
2) Para todo o lançamento, por maior que seja o recorde de vendas nas bilheterias, a equipe conduz uma sessão de lições aprendidas no projeto: 5 coisas que deram certo, 5 coisas que deram errado. Para estas, não permitem que errem novamente
3) Ambiente descontraído, libera a cabeça dos criadores para ... criar!
4) Erros não são motivo para humilhação pública, mas sim de aprendizado
5) A aquisição do conhecimento se dá no momento da contratação: gente criativa, curiosa e inconformada, além de detalhista e caprichosa. Com este contingente de 1200 pessoas criativas, não existe roteiro pobre, cenário simples ou animação vagabunda.

Com essas atitudes, a Pixar produziu não menos que 11 êxitos de público e crítica: os 3 "Toy Story", "Monstros S.A.", "Carros", "Os Incríveis", "Up-Nas Alturas", "Procurando Nemo", "Vida de Inseto", "Wall-e" e "Ratatouille".

É perfeitamente compreensível que o sucesso não se deve apenas à tecnologia ou marketing. Mas principalmente à gestão da condução dos trabalhos em equipe, com foco nas trocas de informação e na interação das pessoas, favorecendo a Gestão do Conhecimento da instituição.

É um bom benchmark?

Postado por Michel Assali

20 agosto, 2010

Análise SWOT




O texto abaixo é uma adaptação e tradução de artigo de James Manktelow

SWOT é um acróstico formado pelas primeiras letras das palavras em Inglês forças, fraquezas e oportuidades e ameaças ou, em Inglês Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats

Por que usar a análise SWOT? A análise do SWOT é uma maneira muito eficaz de identificar suas forças e fraquezas, e de examinar as oportunidades e as ameaças que você enfrenta.

Realizar uma análise que usa a estrutura do SWOT ajuda focalizar suas atividades nas áreas onde você é forte e onde as maiores oportunidades se encontram.

Como usar a ferramenta?

Para realizar uma análise do SWOT responda perguntas como as abaixo.

Use perguntas similares:

Forças: Que vantagens você tem? Que você faz bem? Que recursos relevantes você tem o acesso? O que os outros vêem como suas forças?
Considere isto de seu próprio ponto da vista e do ponto de vista de outros. Não seja modesto. Seja realista. Se você sentir qualquer dificuldade, tente escrever abaixo uma lista de suas características. Algumas características representarão forças! Ao examinar suas forças, pense sobre elas com relação a seus concorrentes – por exemplo, se seus concorrentes fornecem produtos de alta qualidade, ou se possuem processos de produção com qualidade elevada.

Fraquezas: Que poderia você melhorar? Que você faz mal? Que deve você evitar? Avalie a situação com base interna e externa: As pessoas percebem as fraquezas que você não vê? Seus concorrentes estão fazendo melhor do que você? É melhor ser realista agora, e enfrentar todas as verdades desagradáveis o mais cedo possível.

Oportunidades: Onde as boas oportunidades estão? Quais são as tendências que estão lhe interessando? As oportunidades úteis podem vir de coisas como: Mudanças na tecnologia e nos mercados em uma escala ampla ou direcionada. As mudanças na política do governo relacionaram-se com a sua atividade As mudanças nos padrões sociais, perfis da população, estilos de vida, etc.. Eventos Locais Uma abordagem útil consiste em olhar as oportunidades, você deve olhar suas forças e avaliar se encontra oportunidades. Alternativamente, deve olhar suas fraquezas e perguntar-se se você poderia criar oportunidades eliminando ou diminuindo as fraquezas.

Ameaças: Que obstáculos você enfrenta? O que a sua competência está fazendo? As especificações requeridas pelo seu trabalho, produtos ou serviços estão mudando? A mudança tecnológica está ameaçando sua posição? Você tem ou pode vir a ter problemas no seu cash-flow? Algumas de suas fraquezas podem ameaçar seu negócio? Realizar esta análise frequentemente irá contribuir para melhorar seu auto conhecimento e ampliar as perspectivas.
Pense sobre o assunto. Você poderá chegar a conclusões bem interessantes.

Postado por Michel Assali

03 agosto, 2010

Para gestores e líderes



Olá gente.
Seguem abaixo frases e pensamentos coletados durante o Fórum Mundial de Gestão e Liderança organizado pela HSM que aconteceu em abri de 2010:
Ram Charam
- “Hábitos para uma execução efetiva: Foco, Fechamento e Acompanhamento”;
- “Nunca encerre uma reunião sem um fechamento, defina quem faz o que e quando. Atribua responsabilidades”;
- “Concentre-se nos pontos fortes de seus colaboradores”;
- “Invista 20% do seu tempo na formação do seu sucessor como líder”;
- “Não se torne obsoleto, aprenda.”;
- “Visite seu cliente e observe-o. Isso é vivenciar experiência do cliente, é mais do que identificar necessidade.”;
- “O banco central brasileiro é melhor que o banco central americano”;
- “O líder é um arquiteto da estratégia”;
- “A inquietação e o não contentamento com o sucesso atual devem ser características presentes nos líderes”;
Mario Sergio Cortella
- “Galileu negou o óbvio e nos tirou do centro do universo. Cuidado com o óbvio.”;
- “Gente não nasce pronta e vai se gastando. Gente nasce não-pronta e vai se fazendo”;
- “Líderes são aqueles que sabem manejar o estoque de conhecimento existente da empresa em QUALQUER nível”;
- “Velho é aquele que acha que sabe tudo e que não precisa aprender mais nada, portanto, afaste-se de gente velha e aproxime-se de gente idosa por causa da experiência”;
- “O mais poderoso ativo de uma empresa é o estoque de conhecimento que ela possui”;
- “É preciso estar o tempo todo em disponibilidade para o aprendizado”;
- “Dois princípios da liderança necessários às empresas : Quem sabe, reparte. Quem não sabe, procura”;
- “Só é um bom ensinante quem for um bom aprendente”;
- “Não se exima da sua responsabilidade e não entregue a sorte o seu destino. Tome as rédeas do seu sucesso”;
- “Mudança sempre existiu em larga escala, o que mudou foi a sua velocidade”;
- “Gente que diz que o mundo está perdido é porque, na verdade, está perdido nele”;
- “A mudança não só é permanente como também ela tende a se acelerar cada vez mais”;
- “Mede-se a inteligência de um indivíduo pela sua capacidade de suportar incertezas”;
Noel Tichy
- “Eu usei o twitter para assumir minha ignorância e tive ajuda do mundo inteiro.”;
- “O circulo virtuoso da liderança é ensinar e aprender”;
- “Líderes impulsionam e trazem a mudança”;
- “Liderança tem a ver com desenvolver o melhor das pessoas e construir confiança”;
- “Você precisa dar oportunidades as pessoas para desenvolverem todo o seu potencial”;
- “A maioria das decisões ruins são relativas a pessoas. Se você não toma boas decisões em relação elas, fica difícil tomar boas decisões estratégicas”;
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Postado por Michel Assali
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