EDUCADORES

27 janeiro, 2010

Dicas para fazer o dia caber em 24 horas.



Olá gente!
Vasculhando a rede e pesquisando sobre gestão, selecionei algumas dicas de blogs interessantes que comentam sobre como podemos organizar nosso dia-a-dia.
Vale a pena ler.

10 dicas para fazer o seu dia caber em 24 horas

  1. Organize os bastidores. Para ter um bom desempenho na sua atividade, você precisa saber que as ferramentas e informações estão disponíveis, atualizadas, e serão encontradas com facilidade no momento certo. Gastar tempo e esforço procurando onde está o arquivo certo, a versão assinada daquele documento, ou o telefone importante, além de prejudicar diretamente a eficiência, também é uma fonte inesgotável de distrações e interrupções.
  2. Diga mais ‘não’. Diga sim só quando puder ou for necessário, e focalize seus esforços em poder fazê-lo para tudo que lhe agregar valor, e em alcançar uma posição em que você possa escolher melhor as suas respostas. Em todos os demais casos, saiba quando dizer ‘não’ de forma consistente, e economize o stress gerado.
  3. Agende direito. Na tentativa de fazer caber mais atividades no dia, muitas pessoas abandonam a perspectiva da efetividade, e acabam agendando o impossível.
  4. Simplifique. Ao não definir claramente a razão da busca da produtividade pessoal, você corre o risco de ceder à tentação de agregar novos compromissos e atividades à sua vida, sem considerar se eles realmente aproximam você de suas necessidades e objetivos pessoais, ou se são apenas um ganho ilusório. O ideal é concentrar-se no que é indispensável e no que agrega valor.
  5. Considere a vida como um todo. Embora nosso dia seja artificialmente dividido em fatias – a hora da faculdade, a hora do trabalho, a hora da janta em família, etc. –, considerá-lo como se fosse realmente dividido em fases estanques aprofunda os problemas que deveríamos evitar.
  6. Foco e concentração. Muitas vezes nós acabamos criando armadilhas para a nossa própria produtividade, ao rejeitar instrumentos simples, como listas de pendências, contatos e agenda de compromissos. Mantemos informações apenas na nossa cabeça, e elas acabam ficando no caminho quando precisamos nos concentrar no que estamos realizando a cada momento.
  7. Conheça os métodos. Não há falta de métodos de organização e produtividade pessoal, cada um com seu enfoque. Na livraria da sua esquina você encontrará vários.
  8. Encontre seu próprio caminho. Adotar integralmente algum dos métodos de produtividade pessoal prontos do mercado editorial raramente dura, embora a experiência em si possa ser positiva. Não somos feitos em moldes, e cada pessoa tem suas próprias necessidades e aptidões. Reconheça a sua situação, e lembre-se sempre que o que você quer não é uma técnica, e sim uma solução para o seu problema específico.
  9. Saiba a razão do seu interesse em produtividade. É comum ver pessoas que buscam técnicas de produtividade pessoal sem definir claramente a razão e aí, mesmo quando bem-sucedidas, acabam simplesmente tendo um pouco mais tempo livre para preencher arbitrariamente com mais obrigações, e permanecem tão estressadas quanto antes, sem ganhar nada de positivo para si com isso.
  10. Não erre o foco. Ganhar produtividade pessoal não deve ser um objetivo, e sim um caminho. Quem gosta de ler sobre o assunto, se informar, testar todos os métodos e comparar os autores geralmente já é produtivo o suficiente, ou não está tentando ser.
Postado por Michel Assali

19 janeiro, 2010

Leituras para quem ainda tem férias.


Livro: Como se tornar mais organizado e produtivo

Quem não quer ser mais eficiente - fazer mais com o mesmo tempo e os mesmos recursos disponíveis?
Todo mundo, é claro. Nada melhor do que um livro que vai direto ao assunto para descobrir as melhores estratégias para alcançar o sucesso que você deseja.
Como se Tornar Mais Organizado e Produtivo apresenta uma série de ferramentas, idéias e dicas para você planejar seu cotidiano de maneira inteligente. Ensina também a desenvolver um planejamento diário e semanal que irá reduzir a pressão dos prazos e ajudá-lo a manter uma rotina produtiva. Aplicando as 24 lições sugeridas neste livro, você vai aprender se dedicar ao que é mais importante e a gerenciar sua vida - pessoal e profissional - com mais competência.



Livro: Blink- A decisão num piscar de olhos

Este livro de Malcolm Gladwell é, no mínimo, interessante. Aborda justamente a primeira impressão que temos de fatos, pessoas e coisas, como deixamos de acreditar quando percebemos – mesmo que de forma inconsciente – algo que não poderíamos ignorar (e que nos diria muito sobre o assunto ou a pessoa à vista), como quando somos traídos pela falsa impressão, ignorando o significado dos sentidos em razão de uma falta de conteúdo para interpretação dos fatos.

Livro: 1808

O livro 1808 de Laurentino Gomes, trata sobre a vinda da família Portuguesa para o Brasil. Muito interessante, não é chato como alguns livros de história

O texto é bem leve, como se alguém tivesse contando pra você mesmo. É muito bom saber de onde o Brasil veio, como é que começou tudo isso aqui… mas é triste saber que corrupção e “jeitinho brasileiro” nasceram já ali naquela época – e sem tempo para acabar, pelo jeito.

Recomendo.


Postado por Michel Assali

08 janeiro, 2010

Lições de Gandhi



1 - Mude a si mesmo – “Você deve ser a mudança que você quer para o mundo”. Antes de querer mudar o mundo, você deve mudar a si mesmo. Fazendo isso, as pessoas que estão ao seu redor perceberão a mudança e também mudarão. Por essa razão que o conhecimento mais importante é o autoconhecimento.

2 – Você está no controle – “Ninguém pode me ferir sem minha autorização” O que você sente e como você reage a algo está sempre com você. Você é senhor dos seus pensamentos e atitudes.

3 – Perdoar e deixar ir em frente – “Os fracos nunca podem perdoar. O perdão é o atributo do forte.” Combater o mal com o mal não vai ajudar ninguém

4 – Sem ação, não se vai a lugar algum – “Uma grama de prática vale mais do que toneladas de pregação” Intenção sem ação é o mesmo que nada. Agir pode ser duro e difícil diante do novo, mas não podemos criar resistências internas.

5 – Atenção com o presente – “Eu não quero prever o futuro. Estou preocupado em cuidar do presente. Deus não me deu nenhum controle sobre o momento seguinte.” Segundo Gandhi, a melhor maneira que ele encontrou para superar a resistência interna, que muitas vezes nos impede de agir, é permanecer no presente, tanto quanto for possível.

6 – Todo mundo é humano – “Eu afirmo que sou um indivíduo simples sujeito a errar como qualquer ser-humano. Eu, no entanto, tenho humildade suficiente para confessar meus erros e refazer meus passos.” O problema não está em errar, mas sim em não reconhecer seus erros.

7 – Persista – “Primeiro eles te ignoram, depois riem de você, então você luta, você ganha.” O tempo que você pensa que uma realização levará para ser atingida não é o mesmo tempo que normalmente leva-se para atingir os seus objetivos.

8 – Veja o lado bom das pessoas e ajude-as – “Suponho que a liderança em um determinado momento significava músculos, mas hoje isso significa ficar junto com as pessoas.” Sempre há algo a ser aprendido com qualquer pessoa.

9 – Seja íntegro, autêntico, seja verdadeiramente você – “Felicidade é quando o que você pensa, o que você diz, e o que você faz estão em harmonia.” As pessoas gostam de autenticidade ao se relacionar.

10 – Continue a crescer e evoluir – “O desenvolvimento constante é a lei da vida, e um homem, que sempre tenta manter seus dogmas e preconceitos para parecer consistente, dirige-se em uma falsa posição” Aprender é um ato de humildade. A natureza humana é de evolução e não a estagnação.

Pode-se resumir essas dez lições em três palavras seriam elas a humildade, integridade e persistência.

Postado por Michel Assali

04 janeiro, 2010

Momentos de reflexão



Olá, gente...


Agora que começa o Ano Novo, que tal renovar promessas, encaminhar outras, elaborar novos planos, pensar no “Plano B”, idealizar ações, organizar pensamentos, enfim... Renovar, retomar, reviver, anunciar, seguir em frente!
A época é propícia para tais reflexões e encaminhar ações.
Vivenciamos o aspecto religioso e social do Natal e da Passagem de Ano. Curtimos a família, os amigos e os companheiros de trabalho.
De uma pausa agora para que você pense em VOCÊ. Isso mesmo, você.
Pesquisando em textos espanhóis, sugiro abaixo, propostas para desenvolver a criatividade e a felicidade:

- procura que todos os dias algo te surpreenda;
- procura surpreender pelo menos uma pessoa todos os dias;
- escreve todos os dias o que te surpreendeu e como surpreendeste os outros;
- quando algo te parece interessante, segue-o;
- reconhece que se fazes alguma coisa bem, isso dá-te prazer;
- para manter o prazer por algo, incrementa a sua complexidade;
- deixa tempo para a reflexão e relaxação;
- descobre o que gostas e o que odeias na vida;
- começa a fazer mais o que gostas e menos o que "odeias";
- descobre uma forma de expressar o que te faz mover;
- olha os problemas sob todos os pontos de vista possíveis;
- acolhe todas as ideias possíveis;
- procura ideias originais.

(Csíkszentmihályi, citado por Alsina e outros (2009). 10 Ideias clave - El aprendizage creativo. Barcelona:Grao)

Postado por Michel Assali
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...