EDUCADORES

26 abril, 2009

Liderando em momentos difíceis



Existem momentos em que o que planejamos não saiu como esperávamos, as metas não foram atingidas, as fraquezas se evidenciam. A equipe fica numa situação difícil onde todos constroem suas justificativas ou pior ainda, buscam-se culpados pelos erros e fracasso. Trata-se de um momento muito difícil onde as lideranças devem agir com rapidez e coerência e consistência.

Vão aí algumas dicas para melhorar a liderança nesses momentos difíceis:

-Fique atento ao que possa vir: É preciso conhecer as novidades tanto formais quanto legais, bem como os critérios que desses aspectos são demandados. Isso é muito importante para evitar aquelas “surpresas” desagradáveis. Identifique o próximo desafio ou meta, da forma mais concreta possível, e envolva a equipe nele. Construa um plano de ação coletivo, que possa conquistar a confiança de todos, dando uma razão para seguir em frente.
-Aprenda com os erros: Errar é humano e acertar é ainda mais humano. Não tenha medo dos erros ou fracassos. São eles que nos motivam a avançar e a aprender. Descubra os pontos fracos e ataque-os imediatamente para que não se espalhem no interior da equipe.
-Reforce os pontos fortes: Destaque os pontos fortes de sua equipe e invista neles, valorizando cada aspecto. E faça isso rapidamente, enfatizando as qualidades de cada membro. Faça das falhas pontos de motivação para novas aprendizagens.
-Ouça mais: ouvir a equipe é fundamental. Ouça mais os comentários, as observações, as críticas, os desejos, os problemas e as propostas e sugestões. Converse e puxe conversa, ganhe confiança e fale menos para ser ouvido.
-Resolva: Pare de mandar e lidere. Liderar é resolver. Portanto resolva os problemas ou peça soluções para isso. Tem sempre alguém na equipe ou fora dela que tem sempre algo a contribuir nas soluções de diversos problemas.
-Renove os recursos e procedimentos: Analise os procedimentos e os recursos. Descarte o que não funcionou, corrija os disponíveis e aperfeiçoe os que trazem resultados. Se possível integre-os o quanto antes. Lembre-se de que novos problemas se resolvem com novas ferramentas.
-Reconheça o esforço de todos: Mesmo que não tenha atingido as metas esperadas, valorize o esforça de cada membro da equipe. Destaque sempre os pontos positivos de cada um e estimule-os à superação, pois todas as pessoas são dotadas desses aspectos.
-Mantenha-se motivado: Dê exemplo. Mantenha sua mente sempre com pensamentos positivos e motivadores. É possível assimilar as perdas ou derrotas, levantar a cabeça e seguir em frente, mostrando que a natureza humana é capaz de superar-se cada vez mais.

Postado por Michel Assali

07 abril, 2009

Lixo eletrônico



O que você está fazendo com seu lixo eletrônico?

Aquele celular que você já trocou ou aquela TV antiga de tubo que você não usa mais?... E o pequeno MP3 que você já substituiu? O que você fez com as pilhas e baterias descarregadas ou que não se carregam mais?

Pois bem... Se você é daqueles que pensa um pouco no meio ambiente, é bom saber que tudo isso tem gerado um lixo de difícil decomposição e o que é pior, pode causar sérias contaminações em ambientes em especial águas e solos.

Precisamos nos conscientizar sobre esse tipo de lixo e suas consequências pois, diversos metais pesados entram na composição das baterias, pilhas, estruturas físicas e embalagens desses produtos.

O que fazer?

O blog conexão digital sugere algumas instituições que recolhem esses materiais e os encaminham para as poucas empresas de processamento e reciclagem.

"As Casas André Luiz, por exemplo (http://www.andreluiz.org.br/, tel. 6452-4066), vão até sua residência retirar as doações. Já a Associação Brasileira de Distribuição de Excedentes (http://www.abre-excedente.org.br/) congrega diversas instituições, recebe doações de eletrônicos e os redistribui a entidades sociais.
Para ajudar pessoas sem recursos a entrarem no mundo dos bits e bytes, você pode doar os equipamentos para instituições de inclusão digital, que recuperam os aparelhos e montam telecentros. O Comitê pela Democratização da Informática (http://www.cdi.org.br/), a ONG Metareciclagem (http://www.metareciclagem.org/), a Rede Jovem (http://www.redejovem.org.br/) e o Pensamento Digital (http://www.pensamentodigital.org.br/) fazem esse serviço.
Se você está com dívidas, vender os equipamentos para lojas de usados pode ser uma boa pedida. Na rua Santa Ifigênia há diversas lojas que compram equipamentos pararevender, como a Status Informática(http://www.statusinfo.com.br/) e a Zahdy (http://www.zahdy.com.br/)".

Então... que estamos esperando?

Ajude a "limpar" um pouco mais nosso planeta.


Postado por Michel Assali
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...