EDUCADORES

07 abril, 2009

Lixo eletrônico



O que você está fazendo com seu lixo eletrônico?

Aquele celular que você já trocou ou aquela TV antiga de tubo que você não usa mais?... E o pequeno MP3 que você já substituiu? O que você fez com as pilhas e baterias descarregadas ou que não se carregam mais?

Pois bem... Se você é daqueles que pensa um pouco no meio ambiente, é bom saber que tudo isso tem gerado um lixo de difícil decomposição e o que é pior, pode causar sérias contaminações em ambientes em especial águas e solos.

Precisamos nos conscientizar sobre esse tipo de lixo e suas consequências pois, diversos metais pesados entram na composição das baterias, pilhas, estruturas físicas e embalagens desses produtos.

O que fazer?

O blog conexão digital sugere algumas instituições que recolhem esses materiais e os encaminham para as poucas empresas de processamento e reciclagem.

"As Casas André Luiz, por exemplo (http://www.andreluiz.org.br/, tel. 6452-4066), vão até sua residência retirar as doações. Já a Associação Brasileira de Distribuição de Excedentes (http://www.abre-excedente.org.br/) congrega diversas instituições, recebe doações de eletrônicos e os redistribui a entidades sociais.
Para ajudar pessoas sem recursos a entrarem no mundo dos bits e bytes, você pode doar os equipamentos para instituições de inclusão digital, que recuperam os aparelhos e montam telecentros. O Comitê pela Democratização da Informática (http://www.cdi.org.br/), a ONG Metareciclagem (http://www.metareciclagem.org/), a Rede Jovem (http://www.redejovem.org.br/) e o Pensamento Digital (http://www.pensamentodigital.org.br/) fazem esse serviço.
Se você está com dívidas, vender os equipamentos para lojas de usados pode ser uma boa pedida. Na rua Santa Ifigênia há diversas lojas que compram equipamentos pararevender, como a Status Informática(http://www.statusinfo.com.br/) e a Zahdy (http://www.zahdy.com.br/)".

Então... que estamos esperando?

Ajude a "limpar" um pouco mais nosso planeta.


Postado por Michel Assali

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários! Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...