EDUCADORES

25 novembro, 2009

Liderança...liderança



Atualmente, o assunto liderança é um dos temas mais discutidos nas questões da gestão e merece muita atenção e estudo pelos profissionais que atuam à frente de instituições públicas ou privadas. As novas concepções organizacionais de trabalho, relações interpessoais e produtividade, exigem dos gestores habilidades e competências essenciais de liderança.

Pesquisando sobre o tema, acrescento abaixo, algumas frases colhidas dos “gurus” que escrevem sobre o assunto:

-Liderar é agir com ética, ou seja, pensar no coletivo, dando exemplo de conduta e atitude.

-Liderar é trabalhar pelo desenvolvimento das pessoas como funcionários da empresa e como cidadãos. É construir uma comunidade de pessoas através de valores compartilhados. É criar um espírito de equipe.

-Liderar é alinhar objetivos pessoais com os objetivos profissionais. É criar uma visão, um sonho, e fazer com que as pessoas sigam esse sonho.

-Liderar é comunicar com palavras e, principalmente, COM AÇÕES.

-Liderar é ser agente de transformação. É estar sempre pronto para as mudanças através da avaliação do ambiente e isso requer PLANEJAMENTO;

-Liderar é não esperar pelas mudanças, mas sim criá-las. É Apresentar as mudanças através dos benefícios e das oportunidades.

-Liderar é agir com transparência mesmo que a verdade a ser dita seja dolorosa.

-Liderar é ouvir sem PRÉconceitos o que as pessoas tem a dizer. É ter autoconfiança e não ser e nem parecer arrogante;

-Liderar é aprender, reaprender e voltar a aprender;

-Liderar é não se acomodar. É buscar sempre o novo. É encarar os desafios não como obstáculos, mas sim como oportunidades de aprendizado.
-Liderar é ter humildade para reconhecer que você não tem todas as respostas, mas sabe encontrar as perguntas certas e se apoiar nas pessoas que tem as respostas, independente do cargo que elas ocupam.

-Liderar é encarar o fracasso não como uma derrota, mas sim como um adiamento da vitória.

-Liderar é saber que a direção é mais importante que a velocidade.

-Liderar é ensinar o que se sabe, praticar o que ensina e perguntar o que se ignora.

Deixe seus comentários.

Postado por Michel Assali

Um comentário:

  1. Monica Lopes8:37 PM

    A liderança faz mesmo a diferença!!! Vejamos em um exército, em tempos de paz tudo vai bem somente com gerentes, mas em tempos de guerra qualquer exército que só tenha gerentes vai ser derrotado com facilidade. Nesses momentos surgem os líderes. Só eles que farão que os soldados superem todos os limites que antes pareciam impossíveis. Por isso estamos aqui!, para fazer a diferença na vida das pessoas, liderando na sala de aula, na formação de PC, de Diretor, de Supervisor, de dirigente, e principalmente, na formação do nosso aluno!!!
    Até
    Supervisora Monica Lopes

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários! Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...