Para que possamos entender o Plano Gestão de uma escola, primeiramente se faz necessário compreender o si gnificado etimológico desses dois termos: plano e gestão.
Plano: aquilo que vai agir, atuar, funcionar; enfim, uma seqüência de passos bem articulados para atingir objetivos e metas definidas.
Gestão: relativo aos instrumentos ou dispositivos que permitem acompanhar, executar, gerenciar, avaliar, etc. e principalmente subsidiar a tomada de decisões necessária ao desenvolvimento do projeto pedagógico de uma escola.
Não é assim, fácil. Porém, não é impossível. È preciso conhecimento, dedicação e treinamento de diversas habilidades nos diversos aspectos da gestão para o desenvolvimento de uma competência gestora em educação escolar.
Podemos dizer que o Plano Gestão não deve ser apenas a “carinha” do diretor, mas a “cara” de toda a unidade escolar, fazendo-se representada por todos seus segmentos, com intensidade equilibrada, justa e democrática, onde os objetivos contemplem a toda a coletividade.
Nesse sentido, o perfil da escola se delineia, não apenas em um documento físico dom diversos papéis anexados, mas como uma idéia que impregna as ações, o pensamento e o coração de todos os atores que integram a unidade escolar, passando-se a constituir como uma identidade representativa.
Entende-se portanto que deva resultar de uma construção coletiva, mesmo que tenha a seguir normas e regulamentos atrelado a legislações superiores como a LDB e a Constituição Nacional, visando toda a organização do trabalho pedagógico.
No site da UDEMO, encontramos algumas dicas que orientam o conteúdo de um Plano Gestão:
- organização e funcionamento da APM, do Conselho de Escola e do Grêmio estudantil;
- ficha cadastral da escola e quadro de alunos;
- síntese do rendimento escolar do ano anterior. Anexo a ser renovado a cada ano;
- critérios adotados para o agrupamento dos alunos;
- decisões a serem tomadas pela unidade escolar, em virtude do resultado do SARESP. Anexo a ser renovado a cada ano;
- caracterização da comunidade e da clientela escolar, recursos físicos e materiais, recursos da comunidade local, recursos financeiros, relações humanas e outros recursos disponíveis;
- objetivos específicos da Escola, metas a serem atingidas e ações a serem desencadeadas (vinculados ao Projeto Pedagógico);
- plano de trabalho dos núcleos de: direção, técnico-pedagógico e operacional;
- matriz curricular e diretrizes curriculares básicas;
- calendário escolar e horário dos alunos. Anexo a ser renovado a cada ano;
- plano de ensino, cujos objetivos serão alcançados ao longo de quatro anos;
- recursos humanos: pessoal técnico-administrativo e pedagógico;
- horário e escala de férias do pessoal administrativo- pedagógico;
- corpo docente;
- projetos de reforço e recuperação paralela;
- plano de trabalho das HTPCs;
- estratégias para o resgate da qualidade de ensino adotadas pela escola;
- coordenação pedagógica - objetivos e ações; acompanhamento, controle e avaliação por parte da coordenação;
- projetos específicos da unidade;
- plano de capacitação dos profissionais da escola, realizado internamente;
- cronograma de atividades;
- critérios de avaliação;
- avaliação de competências- critérios; identificação do aluno dentro de cada série ou etapa, com base no Projeto Pedagógico da escola;
- controle de freqüência;
- plano de aplicação de recursos financeiros;
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