EDUCADORES

29 novembro, 2007

Biblioteca Nacional Digital



O site da Biblioteca Nacional Digital é uma excelente dica para pesquisa escolar, histórica e cultural que vale a pena visitar e explorar.

Experimente. Clique no link ou na imagem.


Postado por Michel Abou Assali

28 novembro, 2007

Medo de avaliação...


Afinal por que temos tanto medo de provas ou avaliações?

Em toda nossa vida, desde o nascimento até a morte, somos submetidos a uma grande diversidade de provas (ou avaliações).

Com nossos sentidos, provamos sabores, aromas, texturas, sons, iluminação e sensações térmicas. E reagimos de modo a buscar o conforto para nosso corpo.

Provamos pensamentos, estados de espíritos, relacionamentos pessoais e inter-pessoais e procuramos buscar o equilíbrio e o conforto espiritual.

Ora... se avaliamos tudo e a todos o tempo todo, formal ou informalmente, por quê entramos em pânico quando somos avaliados?

Sabemos que o ato de avaliar possibilitará uma reação ou tomada de decisão sobre o objeto visando mais conforto. Se a comida está salgada... haverá uma ação; se a bebida está amarga... exigirá outra decisão.

Então por temer as provas ou avaliações externas?

A avaliação é o recurso que permitirá conhecer os limites e as possibilidades, os facilitadores e os dificultadores, os avanços e retrocessos do processo. E mobilizará as reflexões necessárias para a tomada de decisão com objetivo de um aperfeiçoamento das nossas ações... para que possamos salgar menos a comida, adoçar a bebida ou melhorar nossa ação educativa.

Portanto, avaliação não é fim, mas um meio ou instrumento motivador para as tomadas de decisões com vistas a ajustar os rumos, adequar as metas, alcançar os objetivos.

Não há o que temer. Há sim, muito a que aprender.

Busquemos o aperfeiçoamento do trabalho pedagógico e a melhoria do ensino-aprendizagem.

Que venham o SAEB, o SARESP, etc.

Postado por Michel Abou Assali

19 novembro, 2007

Aquecimento global e política internacional


É bem sabido que as ações humanas vem causando uma série de alterações na superfície do nosso "pequeno" planeta. Essas ações têm afetado a superfície sólida, liquida e a gasosa.

Entretanto, há uma corrente científica que vem afirmando que o aquecimento global vem sendo provocado mais pelos ciclos que o planeta atravessa do que pelas ações humanas.

Independetemente desse tipo de discussão, estamos sentindo na pele os problemas da poluição, do lixo, da falta de água potável e das mudanças climáticas.

E isso tudo afetará sensivelmente as políticas econômicas internacionais, opotunizando que os grandes países ou blocos ricos, farão de tudo para o controle dos bens ambientias mais preciosos.

E as riquezas no Brasil não faltam. Temos que ficar atentos.

Quer saber um pouco mais, clique aqui.


Postado por Michel Abou Assali
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...