EDUCADORES

17 agosto, 2007

Educacao Ambiental ( II )


Meio Ambiente (II)

Ainda pensando sobre as questões ambientais, vem à cabeça uma indagação interessante: Que leva as pessoas ditas “civilizadas” a descartar coisas em direção ao chão? Será devido à força da gravidade? Que razões levaram ao entendimento que chão é sinônimo de lixo?
Ora, chão é Terra; Terra é natureza; Logo natureza não pode ser lixo.
Pesquisando na História e na Filosofia foi possível encontrar alguns pontos que permitem esclarecimentos sobre tais questões. Constatou-se que, em virtude do desenvolvimento da idéia antropocêntrica, o ser humano ocidental ao se afirmar como "imagem e semelhança de Deus", gradativamente vai se separando da “mãe-terra”,
sobrepujando-se à natureza (e aos animais). A idéia de senhor da Terra, viria favorecer uma série de atos praticados contra essa natureza da qual o ser humano já não faz parte. Nesse sentido, a natureza é desumanizada, submetendo-se ao homem, podendo então ser explorada, queimada, devastada.
Não tendo mais lugar junto ao homem, a natureza fica à sua disposição, tornando-se indigna, imprópria. A ela pode-se descartar o que é inservível ou impuro.
Essa dicotomia homem X natureza atravessou séculos, deixando um rastro de exploração, desmatamento, poluição, etc, resultando nos grandes problemas que estamos acompanhando nos dias de hoje.
Porém, nem tudo está perdido. Ainda é tempo de recuperar muita coisa do meio ambiente. Precisamos urgentemente “reatar” com a mãe Terra, com o chão, com a
natureza. Logicamente que reconstituir tudo é impossível,mas ainda há tempo de preservar muito criando a possibilidade de um ambiente sustentável para as próximas gerações.
Não basta acreditar. É preciso agir, individual e coletivamente.
Agir com urgência. Pense nisso. Envie seu comentário.
Postado por Michel Assali

OBS: Quer saber as condições do nosso Planeta agora, hoje? População? Doenças?
Poluição? Etc. ? Clique aqui ou na imagem



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários! Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...