EDUCADORES

16 março, 2007

Avaliação Escolar (continuação)



Bem gente... Estamos continuando o texto da postagem anterior (abaixo) sobre avaliação escolar.
Se você ainda não leu, leia o texto logo abaixo deste post.

...Vamos agora, detalhar melhor tais competências buscando sua operacionalização junto aos alunos, na sala de aula.

- Competências Pessoais (saber ser)
São situações que demonstram ao professor avanços do aluno com relação à sua postura diante das situações didáticas que seu curso, sua disciplina propõe ao longo do período letivo.
Posturas de autoconfiança, curiosidade, escolhas, emissão de opiniões pessoais, posicionamento com relação à situações, juízo de valores, persistência, defesa de idéias, receptividade, questionamentos relevantes, etc., poderão se constituir como competências importantes na construção da personalidade do educando (saber ser).
Por se tratarem de competências formativas, seu registro torna-se difícil mas, não invisível nem impossível, ficando sujeitas ao controle da observação do professor. Mesmo assim, o risco de inferências subjetivas, pode produzir conclusões precipitadas e até injustas.

- Competências Relacionais ( saber conviver)
São as competências resultantes da convivência no coletivo. O ponto forte dessa competência tem como base a importância do trabalho coletivo como instrumento fundamental de cidadania, preparação para o trabalho e convivência social democrática.
Respeito colega e sua opiniões, participação de decisões em grupos, comunicação, aceitação, interação, organização coletiva, trocar idéias, expor e ouvir opiniões, cooperar e colaborar nos diversos momentos do trabalho, realizar e apresentar atividade em grupo, compromisso com o grupo, etc, são exemplos de situações que demonstram o desenvolvimento dessa competência.
O professor possui uma quantidade considerável de situações que promovam tais competências bem como uma variedade de instrumentos avaliativos que evidenciem cada etapa do desenvolvimento das habilidades necessárias.

- Competências Cognitivas ( saber saber)
O acompanhamento e avaliação dessa competência, apresenta maior diversidade de instrumentos de avaliação considerando a grande ênfase que as escolas dão aos conhecimentos cognitivos. Porém, temos observado que a construção de instrumentos que mensuram tais competências, tendem a atribuir valor à níveis da memorização do que a habilidades cognitivas superiores ou de maior complexidade.
Para elucidar melhor tais níveis de habilidades podemos citar a classificação de Bloom (Taxonomia dos Objetivos Educacionais) que possibilita clarear aspectos da avaliação da seguinte ordem de complexidade:
conhecimento®compreensão®aplicação®análise®síntese®avaliação
Poderemos discorrer sobre cada uma dessas habilidades e a construção de instrumentos de avaliação compatíveis a cada habilidade. Mas vamos deixar isso para outro momento.

- Competências Produtivas (saber fazer)
São competências que referem às habilidades de criatividade na realização de tarefas ou trabalhos, na elaboração de relatórios e registros apropriados, administração do tempo na realização das atividades, utilização de tecnologias na solução de situações problemas, aplicação de estética na confecção de trabalhos ou demonstrações, utilização de metodologia científica na solução de problemas, organização de tarefas, organização e controle na coleta de dados, elaboração e gerenciamento de projetos, etc.

Penso que a avaliação deva ser sempre um instrumento bem organizado que possa garantir não apenas o diagnóstico da aprendizagem e do plano de ensino, como favorecer oportunidades de aperfeiçoamento das metodologias de ensino.
Em breve teremos mais... (postado por Michel Assali)
Faça seus comentários.

3 comentários:

  1. Anônimo11:47 AM

    Estou lendo estas compentências e ao ler sobre as competências pessoal e relacional lembrei-me de ontem, foi muito bom ter ido fazer a prova para o concurso de Diretor. Bom porque revi muitas pessoas queridas e senti o calor de amizades sinceras através dos abraços e beijos, amizades que fiz ao longo desses quase vinte e um anos de magistério.
    Beijos a toda Norte 1.
    Estou bem e feliz.
    Elcine Nunes 19/03/07

    ResponderExcluir
  2. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DEVEM SER TEMA DE FORUM ESTATUAL E PROCESSOS DE AVALIAÇÃO.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo6:25 AM

    intiresno muito, obrigado

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários! Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...