EDUCADORES

09 março, 2007

Avaliação Escolar


Bem, gente... Agora que o Carnaval passou, a primeira fase do Planejamento já está em execução, é momento de utilizar o tempo do horário do trabalho pedagógico para pensar e discutir a Avaliação.
Avaliação será sempre um tema complexo que permite diversas reflexões, por se constituir em procedimento inerente ao trabalho pedagógico, independentemente da modalidade ou curso oferecido por qualquer tipo de escola.
Passaremos a seguir alguns pontos e lembretes para reflexão do tema bem como dicas ou sugestões que possam apresentar conteúdos relevantes às reflexões e discussões do assunto.
Vamos pensar um pouco.

O que vamos avaliar?

Inicialmente, é preciso ter clareza do objetivo de avaliação. Vamos considerar como ponto de partida as quatro competências básicas fundamentadas nos PCN: pessoais, relacionais, cognitivas e produtivas.

Partindo do pressuposto de que competências ou habilidades são desenvolvidas ao longo da escolaridade, é preciso compreender e acompanhar o processo que se dará a cada etapa do ano letivo. Observar, mensurar e registra tais momentos requer do professor estudos e trocas de experiências sobre o assunto. Não é tão fácil porém, perfeitamente possível.

Segue abaixo uma lista de competências relevantes, apresentadas pelo Instituto Ayrton Senna, para o processo de aprendizagem do aluno:

Competências pessoais: auto-conhecimento, auto-estima, autoconfiança, querer-ser, auto-proposição, visão do futuro, autodeterminação, resiliência e auto-realização.

Competências relacionais: reconhecimento do outro, convívio com a diferença, interação, comunicação, afetividade, convívio em grupo, planejamento/trabalho/decisão em grupo, compromisso com o coletivo, com o ambiente e a cultura.

Competências cognitivas: leitura e escrita, cálculo e resolução de problemas, análise e interpretação de dados/fatos/situações, acesso à informação acumulada, interação crítica com a mídia, autodidatismo, didatismo e construtivismo.

Competências produtivas: criatividade, gestão e produção do conhecimento, polivalência e versatilidade, profissionalização, auto-gestão, co-gestão, heterogestão.

Sugerimos pesquisar e discutir esses temas ou termos e repensar a avaliação na sua escola.
Este é um dos primeiros pontos propostos para discussão. Postaremos textos de continuidade ao assunto.
Aguardamos seus comentários. (postado por Michel Assali)

Um comentário:

  1. Anônimo8:06 PM

    Norte 1, agradeço as dicas e aguardo os textos complementares.Muito obrigada, um beijo Fabiana do Flamínio.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários! Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...