Olá, gente!...
Dentre a diversidade de formas metodológicas para avaliar aprendizagens, baseada em habilidades e competências, uma abordagem inovadora e muito interessante é o acompanhamento de desenhos representativos de situações ou fenômenos trabalhados nas diversas disciplinas do currículo escolar.
Pesquisadores americanos observaram que uma representação por desenho, coloca o aluno mais à vontade para expor conteúdos aprendidos, possibilitando a descontração e a criatividade. Além disso, o desenho representado facilita ao professor acompanhar erros e equívocos de aprendizagem do aluno, permitindo intervenções no processo de ensino.
Pesquisadores americanos observaram que uma representação por desenho, coloca o aluno mais à vontade para expor conteúdos aprendidos, possibilitando a descontração e a criatividade. Além disso, o desenho representado facilita ao professor acompanhar erros e equívocos de aprendizagem do aluno, permitindo intervenções no processo de ensino.
Os pesquisadores pediram aos alunos mais velhos que representassem através de desenhos algumas situações ou fenômenos a serem explicados para crianças menores. Após uma coleta e análise de 3.000 desenhos as conclusões básicas das pesquisas demonstraram que:
- desenhos feitos por estudantes com a finalidade de ensinar os outros revelam equívocos;
- os desenhos fornecem aos professores um feedback direto sobre os conceitos que os alunos estão ou não assimilando, para ajudar a promover um ensino mais eficaz;
- o processo de criação de um desenho para ensinar os outros tem o potencial de aprofundar a compreensão dos alunos sobre conceitos científicos e específicos.
Trata-se, portanto de mais um instrumento válido a ser inserido no processo de avaliação escolar.
Experimente!
Deixe seu comentário na janela ao lado direito. Obrigado!
Postado por Michel Assali