Vão aí algumas dicas para melhorar a liderança nesses momentos difíceis:
EDUCADORES
27 abril, 2010
Liderando em momentos difíceis
Vão aí algumas dicas para melhorar a liderança nesses momentos difíceis:
21 abril, 2010
As lições de Bill Gates
O reitor de uma Universidade do Sul da Califórnia enviou um e-mail para a Microsoft convidando Bill Gates a fazer um discurso no dia de formatura, incentivando os formandos no início de suas carreiras e, para sua surpresa, Bill Gates aceitou.
Esperava-se que ele fizesse um discurso longo, de mais de uma hora, afinal ele é o dono da Microsoft e possuiu a maior fortuna pessoal do mundo!
Mas Bill foi extremamente lacônico, falou apenas durante 5 minutos, subiu em seu helicóptero e foi embora.
A seguir, as 11 regras que ele compartilhou com os formandos naquela ocasião:
- Vocês estão se formando e deixando os bancos escolares, para enfrentarem a vida lá fora. Não a vida que vocês querem, não a vida que vocês sonharam ter, a vida como ela é. Vou compartilhar com vocês onze regras que não se aprendem nas escolas:
Um: A vida não é fácil. Acostume-se com isso.
Dois: O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa de útil por ele (o mundo) antes de aceitá-lo.
Três: Você não vai ganhar vinte mil dólares por mês assim que sair da faculdade. Você não será vice-presidente de uma grande empresa, com um carrão e um telefone à sua disposição, antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e ter seu próprio telefone.
Quatro: Se você acha que seu pai ou seu professor são rudes, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você.
Cinco: Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo da sua posição social. Seu avós tinham uma palavra diferente para isso. Eles chamavam isso de "oportunidade"
Seis: Se você fracassar não ache que a culpa é de seus pais. Não lamente seus erros, aprenda com eles.
Sete: Antes de você nascer seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por terem de pagar suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são "ridículos". Então, antes de tentar salvar o planeta para a próxima geração, querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente arrumar o seu próprio quarto.
Oito: Sua escola pode ter criado trabalhos em grupo, para melhorar suas notas e eliminar a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar para ficar de DP até acertar. Isto não se parece com absolutamente NADA na vida real. Se pisar na bola está despedido... RUA! Faça certo da primeira vez.
Nove: A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre férias de verão e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.
Dez: Televisão não é vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a boate e ir trabalhar.
Onze: Seja legal com os CDF´s - aqueles estudantes que os demais julgam que são uns babacas. Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar para um deles.
Reflita agora sobre as palavras do Bill Gates e pense em como isso se enquadra no conceito de Valor. Discuta com seus alunos! Comente!
Postado por Michel Assali
13 abril, 2010
O que precisamos para melhorar nossas escolas?
Sabemos das responsabilidades dos governos, das políticas educacionais, dos recursos públicos a serem disponibilizados, a participação dos diversos setores da sociedade, a instituição familiar e dos educadores envolvidos na tarefa.
Sabemos que esperar as condições ideais para que a qualidade do ensino aconteça, será de uma grande ingenuidade quixotesca nos arremetendo a uma luta vazia e à condição de estagnação de pensamentos, reflexões e idéias.
Com todas as dificuldades presentes, indistintamente das regiões socioeconomicamente localizadas, diversas escolas conseguem inimagináveis sucessos tanto nos aspectos de gestão quanto nos pedagógicos. Como será que fazem isso?
Seguem abaixo alguns itens que, ao serem observados discutidos e incorporados nos planos e propostas pedagógicas, poderão contribuir significativamente para a melhoria das escolas e da qualidade de ensino:
-Pais participativos?
Pode-se arrolar outros itens preocupantes, todavia se a equipe escolar se concentrar em contemplar 06 dos itens citados, os resultados superariam as expectativas de melhoria em curto e médio prazo.
Pensem nisso e coloquem em prática!
Postado por Michel Assali
12 abril, 2010
Indicadores e Gráficos interativos
Trata-se do site http://www.gapminder.org/. Embora seja todo em inglês, o internauta pode utilizar dos programas de tradução do Google e obter um interessante resultado.
Substituindo os dados dos eixos (abcissa-vertical ou coordenada-horizontal), você pode obter diversos dados e gráficos interessantes de todos os países do planeta. Ao clicar em play, é possível visualizar o evento escolhido ao longo do tempo de forma bem dinâmica, permitindo interpretações a respeito de todos os países ou daquele(s) que tiver maior interesse. O site també apresenta tutoriais e vídeos-exemplo para melhor uso e aplicação.
Testei e achei muito interessante. Valeu a pesquisa.
Visite a página, explore e deixe seus comentários.
Postado por Michel Assali
05 abril, 2010
Competências e Habilidades
Pesquisando sobre os temas que por aqui abordo, encontei num artigo de Eugenio Mussak, uma abordagem muito interessante sobre o termo CHAVE, relacionando liderança e competência.
Na competência 2.0 deste século, o CHA vira CHAVE. E a chave da competência ampliada é o acréscimo de duas letras, dois conceitos e duas preocupações. O “V” representa Valores, que regulam o sentido que o profissional constroi ao longo de sua existência.” E o “E” da CHAVE significa Entorno, o ambiente onde a competência encontra as condições para ser exercida. Esse é o único elemento que está mais fora do que dentro do indivíduo. O cirurgião não opera sem o centro cirúrgico, sem a anestesia e o bisturi. O gestor não lidera sem uma mínima equipe engajada e compromissada com os ideais da instituição.
Formar pessoas competentes e fornecer-lhes o cenário para que atuem passa a ser reponsabilidade da liderança.
Postado por Michel Assali