EDUCADORES

19 junho, 2009

O que precisamos para melhorar nossas escola?


Melhorar a escola e a qualidade de ensino a ser oferecido é tarefa difícil, porém perfeitamente possível.

Sabemos das responsabilidades dos governos, das políticas educacionais, dos recursos públicos a serem disponibilizados, a participação dos diversos setores da sociedade, a instituição familiar e dos educadores envolvidos na tarefa.

Sabemos que esperar as condições ideais para que a qualidade do ensino aconteça, será de uma grande ingenuidade quxotesca nos arremetendo a uma luta vazia e à condição de estagnação de pensamentos, reflexões e idéias.

Com todas as dificuldades presentes, indistintamente das regiões socioeconomicamente localizadas, conseguem inimagináveis sucessos em diversos aspectos do papel social da escola.

Seguem abaixo alguns itens que, ao serem observados discutidos e incorporarem planos e propostas pedagógicas pelos gestores e equipes escolares poderão contribuir significativamente para a melhoria das edcolas e da qualidade de ensino.


-Pais participativos?
-Professores motivados?
-Ambiente limpo e organizado?
-Trabalho em equipe?
-Foco na aprendizagem?
-Rigidez com alunos e professores?
-Gestão democrática?
-Ação dos colegiados?
-Parcerias?
-Estrutura física?


Poder-se-a arrolar outros itens preocupantes, todavia se a equipe escolar se concentrar em contemplar 06 dos itens citados, os resultados superariam as expectativas de melhoria em curto e médio prazo.

Pensem nisso!


Postado por Michel Assali
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...