EDUCADORES

28 maio, 2009

Descobrindo o Brasil



Puxa vida!
Deu no Jornal.
Precisou-se de tanta pesquisa e de diversos órgão e institutos governamentais para saber sobre as condições das escolas brasileiras e de seus professores?
Basta conhecer algumas, conversar com alguns docentes que já é possível perceber que é preciso fazer alguma coisa.

Sabemos que diversos governantes vem buscando algumas alternativas, encaminhando algumas propostas...
Porém, se não criarmos uma mobilização social muito forte, não conseguiremos as mudança necessárias na educação brasileira, vindo a colher em muito breve, consequências de difícil reparação para as futuras gerações.
Agora, pensemos muito bem. Não basta esperarmos ações somente dos governos. A mobilização à favor da educação de qualidade precisa ser meta de todas os setores sociais e, principalmente de toda a sociedade civil.

Há sim, uma esperança! Há uma luz a iluminar as reflexões! E preciso agir agora, momento em que cada um de nós faça a sua parte.
E muito bem feita.
Pensemos com muito carinho sobre o assunto.
Abraços.
Postado por Michel Assali

19 maio, 2009

Tempo de Avaliar


A avaliação escolar será sempre um tema complexo que permite diversas reflexões, por se constituir em procedimento inerente ao trabalho pedagógico, independentemente da modalidade ou curso oferecido por qualquer tipo de escola.

Passaremos a seguir alguns pontos e lembretes para reflexão do tema bem como dicas ou sugestões que possam apresentar conteúdos relevantes às reflexões e discussões do assunto.


Vamos pensar um pouco. O que vamos avaliar?
Inicialmente, é preciso ter clareza do objetivo de avaliação. Vamos considerar como ponto de partida as quatro competências básicas fundamentadas nos PCN: pessoais, relacionais, cognitivas e produtivas.
Partindo do pressuposto de que competências ou habilidades são desenvolvidas ao longo da escolaridade, é preciso compreender e acompanhar o processo que se dará a cada etapa do ano letivo.

Observar, mensurar e registra tais momentos requer do professor estudos e trocas de experiências sobre o assunto. Não é tão fácil porém, perfeitamente possível.
Segue abaixo uma lista de competências relevantes, apresentadas pelo Instituto Ayrton Senna, para o processo de aprendizagem do aluno:

Competências pessoais: auto-conhecimento, auto-estima, autoconfiança, querer-ser, auto-proposição, visão do futuro, autodeterminação, resiliência e auto-realização.
Competências relacionais: reconhecimento do outro, convívio com a diferença, interação, comunicação, afetividade, convívio em grupo, planejamento/trabalho/decisão em grupo, compromisso com o coletivo, com o ambiente e a cultura.

Competências cognitivas: leitura e escrita, cálculo e resolução de problemas, análise e interpretação de dados/fatos/situações, acesso à informação acumulada, interação crítica com a mídia, autodidatismo, didatismo e construtivismo.

Competências produtivas: criatividade, gestão e produção do conhecimento, polivalência e versatilidade, profissionalização, auto-gestão, co-gestão, heterogestão.
Sugerimos pesquisar e discutir esses temas ou termos e repensar a avaliação na sua escola.Este é um dos primeiros pontos propostos para discussão. Postaremos textos de continuidade ao assunto.

Aguardamos seus comentários.

Postado por Michel Assali
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