EDUCADORES

19 março, 2009

Avaliação de desempenho escolar


"Vivemos esperando

Dias melhores

Dias de paz, dias a mais

Dias que não deixaremosPara trás.
Vivemos esperando

O dia em que seremos melhores

Melhores no amor

Melhores na dor

Melhores em tudo"...

Dias Melhores -Jota Quest -Composição: Rogério Flausino

A avaliação de desempenho é um processo que jamais deve passar despercebido pela comunidade escolar, mesmo que mexa radicalmente com a zona de conforto de seus intergantes.
Esse processo deve ser encarado como uma ferramenta indispensável para aperfeiçoar o trabalho das equipes, da qualidade do ensino ministrado e da Proposta Político Pedagógica da escola. Porém, se os resultados sofrerem análises equivocadas poderão gerar decisões equivocadas, colocando em risco as possibilidades das mudanças necessárias para superação das metas propostas.
Nesse sentido, a comunidade escolar deve aproveitar o momento para realizar uma grande discussão dos resultados positivos ou negativos. Caso contrário, estará perdendo uma grande oportunidade em identificar problemas, corrigir rumos e refletir sobre a produtividade e a qualidade do trabalho pedagógico.
O momento é propício e muito rico para criar novos desafios, propor intervenções, fortalecer a equipe, elaborar novos projetos.

É tempo de despertar, de agir, e não ficar esperando milagres, pois você é quem faz o milagre.
Então, o que você está esperando. Nada a temer. Mexa-se!

Postado por Michel Assali

13 março, 2009

Emulador de calculadora HP



Atenção senhores Professores de Matemática, Física, Engenheiros, Arquitetos, Economistas e demais profissionais de áreas exatas.

Lembram-se daquela famosa calculadora científica HP cobiçada por todos os estudantes que cursaram essas áreas?

Pois é... Encontrei um site que utiliza um emulador HP, muito interessante e eficiente.
Você pode trabalhar com seus alunos, estimulando-os ao cálculo, ou utilizar nos seus próprios trabalhos.

Visite, confira e deixe seu comentário.

Postado por Michel Assali

03 março, 2009

Apresentações mais interessantes



Pesquisando em diversos sites e blogs o tema apresentações para aulas, palestras, reuniões, etc., predomina o software Powerpoint, sem dúvida nehuma.
Porém se não for bem utilizado, a apresentação tende a ser enfadonha, "chata" e sonolenta. Encontrei no Blog Efetividade algumas dicas que compartilho como vocês, com o objetivo de melhorar uma apresentação. Aí vão:
  • Os slides não são a apresentação. Nunca esqueça que a atenção deve estar em você, e não nos slides. Você não deseja competir com eles pela atenção do seu público.
  • Siga uma seqüência lógica. Se possível, comece rabiscando num papel quais os pontos que você precisa abordar.
  • Seja legível. Se você vai escrever algo no slide, todo mundo precisa conseguir ler. Mas escreva o mínimo possível. Use fontes sem serifa (Arial, Verdana, Helvetica…) nos títulos, e serifadas (Garamond, Goudy, Palatino…) no conteúdo.
  • Slide não é relatório. Se você precisar comunicar um longo conteúdo textual, imprima-o e entregue à platéia – se possível, antes do início da apresentação. Nos slides, sempre que possível, substitua as palavras por um gráfico ou imagem, para complementar o que você vai dizer.
  • Menos é mais, especialmente quando estamos tratando de efeitos visuais e sonoros. Faça todos os itens do slide aparecerem ao mesmo tempo – ninguém na platéia espera ser surpreendido 90 vezes durante a sua apresentação.
  • Distribua um folheto – antes! - a não ser que sua intenção seja fazer surpresas, distribuir um folheto com todos os slides ANTES da apresentação ajudará a manter as pessoas prestando atenção em você, e não no slide. Se você tem dúvidas se o público prestará atenção na apresentação se já tiver imagens de todos os slides em mãos antes da apresentação, há algo errado com a apresentação, ou com o público.
  • Conheça as estatísticas – estudos recentes mostraram que apresentações de slides apenas com títulos, gráficos e imagens levam a uma retenção de conteúdo 28% maior que a dos slides tradicionais com listas de itens, e uma capacidade 78% maior de aplicar a informação recebida.
Caso você tenha mais algumas dicas a acrescentar, deixe seu comentário clicando em comentários.
Postado por Michel Assali
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...