EDUCADORES

12 setembro, 2007

Problemas ambientais na escola


Sua escola apresenta problemas ambientais? Sim? Não?

Será que não ?

Bom, antes que a gente pense que os problemas ambientais estão tão distantes de nós é muito bom que passemos a observar com mais atenção o ambiente que nos cerca. Pensemos na nossa escola.

Cito alguns itens que facilmente detectamos na cidade e que podem aparecer perfeitamente no espaço escolar, pois este não está isento do problema:

Poluição do ar: Há poeira causada pela varrição das salas e do prédio?
E o pó de giz? E o pó levantado pela movimentação dos alunos durante as entradas e saídas?

Poluição sonora: Quais os níveis de ruído dentro e fora da sala de aula? E na hora do intervalo? E na sala dos professores? É possível se concentrar?

Poluição visual: Há excesso de cartazes? Pichações? Grafitagens?

Ausência do verde: Há excesso de cimento? Existe jardinagem? Locais arborizados?

Desperdício: Há vazamento de água ou esgoto? Desperdício ou excesso de papéis nos cestos de lixo das classes ou pátios? E os locais administrativos?

Coleta seletiva: Existem lixeiras para coleta seletiva?

Promover a reflexão sobre esses problemas no interior da escola por toda comunidade escolar já se constitui como prática que favorece o enriquecimento do Projeto Pedagógico e o desenvolvimento de ações eficazes e criativas para as questões ambientais locais. Tire proveito do problema.

Pense nisso e responda a enquete.

Publicado por Michel Assali




07 setembro, 2007

Extinção dos dinossauros



Fragmentos resultantes de um choque de asterórides no espaço poderiam ter atingido a Terra e causado uma grande catástrofe ambiental, levando à extinção de 60% das espécies existentes há 160 milhões de anos.
Tal afirmação se deve às pesquisas realizadas pelos cientistas, William Bottke, David Vokouhlicky e David Nesvorny, que usando simulações em computadores, calcularam a probabilidade do fenômeno em 90%.
O impacto de um grande fragmento com nosso planeta, poderia ter causado uma série de fenômenos climáticos levando a extinção dos dinossáuros e outras espécies.
Saiba mais clicando aqui.

Postado por Michel Assali
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...