EDUCADORES

25 agosto, 2006

Plutão não é mais planeta



Aí, gente... Deu nos jornais...
Plutão, aquele planeta pequeno e tão distante, deixou de ser planeta.
A União Internacional dos Astrônomos declarou, após longos estudos e reuniões que Plutão não possui categoria para ser chamado de planeta.
Minha vida inteira Plutão foi planeta. Aprendi até a decorar a ordem dos planetas no Sistema Solar, e até tive nota por isso.
Ensinaram-me sobre as posições dos planetas, mapas astrais, pois muitos fenômenos celestes influenciam nossa vida aqui na Terra. Suas posições, seu alinhamento, sua órbita e mais um monte de grandezas astronômicas, que podem anunciar fatos e fenômenos que venham a acontecer.
Agora, vem lá uns humanos dizendo que Plutão não é mais planeta ?
Rebaixado assim, por decreto?
Que você achou sobre a notícia. Deixe seu comentário.

Quer saber mais sobre Plutão? Clique aqui.

09 agosto, 2006

Ciências / Biologia

Sáude e Qualidade de Vida
Apresentamos a seguir algumas sugestões de temas que podem dar continuidade às seqüências de atividades desenvolvidas nas oficinas "Meu Lugar Favorito da Escola" e "Um Presente para a Escola". São assuntos que se articulam de modo a favorecer o desenvolvimento de atitudes e habilidades voltadas para a promoção e manutenção da saúde e qualidade de vida.

Limpeza, beleza e bem estar – Oficina de debate sobre padrões de limpeza em ambiente;Estilos de vidas saudáveis – Oficina de pesquisa e dramatização sobre estilos de vida;Lazer: qual é o nosso preferido? – Oficina de pesquisa de opinião.
Considerando-se os eixos temáticos organizadores da Oficina de Saúde e Qualidade de Vida — educação preventiva e promoção da saúde; educação ambiental; saúde, equilíbrio e qualidade de vida; sugerimos, entre outros, os seguintes assuntos:
alimentação saudável;
dengue;
saúde bucal;práticas orientais e meditação;
atividade física;
meio ambiente:água, mudanças climáticas, resíduos;
biodiversidade;
agenda ambiental;
sexualidade e gravidez precoce;
uso indevido de drogas.
Escolhido o tema, o professor deve seguir algumas etapas fundamentais para o planejamento e desenvolvimento de sua Oficina. Nesse sentido, apresentamos uma sugestão de roteiro, lembrando que o professor pode e deve realizar modificações, de acordo com as especificidades de sua escola.
O Roteiro básico de cada Oficina deve conter:
Título e caracterização da proposta da oficina;
Objetivos – quais habilidades, atitudes e valores podem ser trabalhados com os alunos a partir dos conhecimentos pertinentes ao assunto em questão; Duração; Seleção de materiais; Questões problematizadoras iniciais, ou simplesmente, a problematização, ou seja, questões que o professor pode utilizar para lançar e conduzir a oficina. Devem ser questões adequadas ao grupo classe de séries iniciais e/ou de grupos de adolescentes;
Orientações e comentários – conversa com o professor oficineiro sobre aspectos sensíveis, possibilidades de encaminhamento;
Desdobramentos em outras atividades;
Conexões - apontam projetos já existentes na SEE que apresentam tema correlato ao da oficina;
Bibliografia: texto de apoio para o professor.
Prof - Robson
A.T.P. Ciências e Biologia

Ciências / Biologia

Oque é Projeto Mão na Massa?

Mão na Massa é um projeto de iniciação científica que articula a realização de experiências, envolvendo o conhecimento científico e o registro destas experiências, com ênfase no domínio da expressão oral e escrita na sala de aula.
Desenvolvido nas séries iniciais do Ensino Fundamental, favorece a construção de habilidades/competências na área de Ciências e as necessárias à expressão oral e escrita do aluno. Contribui, dessa forma, para o processo de alfabetização, para o conhecimento de diferentes linguagens e para a construção de uma consciência cidadã entre os estudantes.
O trabalho do professor é organizado, portanto, com o objetivo de preparar os alunos para a observação de fenômenos, elaboração de hipóteses, idealização de experimentos e verificação prática.

Escola de Tempo Integral: Saúde e qualidade de Vida.
Oficina Curricular de Saúde e Qualidade de Vida
Material de Apoio para o desenvolvimento de atividades

As Oficinas Curriculares constituem espaço privilegiado para o desenvolvimento de atividades diversificadas e dinâmicas e que requeiram uma nova organização do tempo em função dos objetivos que se pretende alcançar.
De acordo com o projeto pedagógico e o seu plano de trabalho, o professor seleciona os materiais e as estratégias didático-pedagógicas a serem utilizadas.
Para facilitar a atuação do professor, sugerimos alguns títulos do PNLD – 2006, com os quais o professor já pode contar para planejar seu trabalho em sua Oficina.
A aproximação dos alunos com as questões relativas à Saúde e Qualidade de Vida e os respectivos saberes, pode ser feita por meio do contato com diferentes gêneros textuais.
A discussão a partir da leitura de textos, sob a perspectiva da promoção da Saúde, da pertinência do conhecimento científico, do desenvolvimento de atitudes adequadas, pode incentivar o aluno a apresentar pensamento crítico;selecionar, ordenar e analisar informações para poder emitir juízos de valor;avaliar alternativas; selecionar ações adequadas em situações ambíguas; oferecer novas fórmulas para a resolução de problemas.
Além disso, a partir da leitura, o professor pode desenvolver atividades que articulem momentos de pesquisa, de dramatização, de elaboração de elaboração de quadros e tabelas, por exemplo.
Dessa forma, o uso de livros não ficcionais pode despertar interesse pela leitura entre os alunos e tornar o aprendizado mais interessante.

08 agosto, 2006

Pensar e agir


Olá, gente...
Uma metáfora bem interessante para compreender nosso trabalho de educador (ou qualquer outra atividade da vida), seria o de imaginar uma travessia de um rio.
Imagine-se na beira desse rio cuja extensão varia de acordo com suas expectativas. Você tem um barco com dois remos. Num dos remos está escrito "pensar" e no outro, "agir".
Se você movimentar apenas um dos remos, como o "pensar" , não sairá do lugar dando apenas voltas. Se resolver movimentar o remo "agir", também não sairá do lugar ficando ainda dando voltas e voltas.
Agora, para que você caminhe na direção da outra margem é preciso que movimente os dois remos numa cadência constante: o "pensar e agir". Pois, agir sem pensar ou pensar sem agir certamente você não conseguirá sair do lugar.
Considere a outra margem suas metas, objetivos. O barco e os remos seus recursos. A vontade de chegar lá, sua motivação.
Pense nisso e... boa travessia!
Prof. Michel Assali
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...