Olá, gente...
Diversas pesquisas sobre a eficácia das escolas têm demonstrado algumas
características semelhantes que destacam e favorecem o sucesso educacional.
Convém ressaltar que dificilmente não concordaríamos com esses aspectos
ou dimensões enquanto referenciais teóricos, porém, para a consecução dos
mesmos, parcial ou totalmente, faz necessário um intenso trabalho coletivo.
Nesse sentido, as lideranças no interior da escola serão fundamentais
para influenciar e mobilizar toda comunidade escolar, ou seja, os próprios
gestores, docentes, funcionários, alunos e pais.
Enfim, é preciso acreditar nas pessoas e na possibilidade da melhoria
da qualidade do ensino e de um novo papel da escola, independentemente das
adversidades de nosso momento histórico.
O trabalho é difícil, mas perfeitamente possível exigindo compromisso e
envolvimento em função dos melhores propósitos para a educação de pessoas.
Veja a seguir, as principais dimensões e definições características de
escolas eficazes.
Visão/estratégia.
Compreensão e definição de objetivos, princípios e expectativas em
relação à escola, envolvendo toda a comunidade educativa.
O planejamento como momento privilegiado de realizar ciência na
educação.
Liderança.
Grupos de indivíduos que incentivam, trabalham em conjunto e apoiam a
comunidade escolar a alcançar os objetivos.
Desenvolver lideranças nos diversos grupos e setores da comunidade
escolar.
Elevados Padrões Acadêmicos.
Definição do que é esperado dos alunos ao nível de competências acadêmicas
e sociais.
Competências sócio emocionais. Promoção de competências sócio-emocionais
que têm impacto noutros para mediar os resultados.
Altas expectativas geram altos desempenhos.
Parceria com a Família, Escola e
Comunidade.
Participação e envolvimento da comunidade escolar e da família. A
família tem o dever de educar e a escola, escolarizar. A participação da
família no apoio acadêmico do aluno é fundamental. É preciso esclarecer isso às
famílias.
Desenvolvimento Profissional.
Envolvimento dos professores para a realização de atividades
consistentes e significativas de forma que possam se comprometer com a
aprendizagem contínua.
A formação em serviço para os profissionais da educação impacta na
qualidade do ensino. O investimento neste aspecto é fundamental.
Monitoramento e avaliação contínua.
Monitoramento, controle e avaliação constante dos dados dos programas e
dos desempenhos de alunos e professores.
A utilização de avaliações internas e externas aplicadas em momentos
precisos tornam-se necessárias para as intervenções e ajustes do processo na consecução
dos objetivos e metas.
Fonte de pesquisa: de Characteristics of Successful Districts, (p.3), E. Burmaster, 2006, Wisconsin:
Wisconsin Department of Public Instruction
Você tem mais alguma sugestão ou comentário? Encaminhe para que
possamos compartilhar.
Postado por Michel Assali
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seus comentários! Obrigado.