Olá,...
Encaminho abaixo, uma sugestão de rubrica para avaliar
atividades realizadas pelos alunos, tanto no formato individual e melhor ainda,
para trabalhos coletivos.
A rubrica tem origem na webquest (atividade online) e nada
mais é que quadro com um conjunto de critérios para habilidades e competências
previamente discutidos e apresentados aos alunos.
Tais aspectos são organizados pelo professor ou professores
das áreas interessadas na atividade envolvendo até sugestões dos alunos,
conforme os objetivos do conteúdo, disciplina ou níveis de ensino.
É uma excelente forma de avaliar apresentações de trabalhos,
exposições e demais atividades escolares.
A rubrica pode ser utilizada com alunos de todas as idades e
se constitui num excelente instrumento para mensurar habilidades e competências
(saber, fazer, conviver, atitudes, valores), exigindo para tanto que sejam:
- identificadas as habilidades e competências a avaliar;
- considerados os aspectos relevantes da atividade;
- claramente explícitos os critérios de referência para cada
nível escolhido.
Observe a sugestão de modelo abaixo.
SUGESTÃO DE
RUBRICA
ESCOLA / COLÉGIO
.........................................................................
Profº(es) .....................................................................................
Disciplina / Área ............................................................................
Projeto / Atividade:
.......................................................................
Nota: ...........................
Pergunta(s) de condução
|
Descrever a(s) questão(ões)
mobilizadora(s) e norteadora(s) da pesquisa, do problema ou do tema a ser
tratado.
|
Descrição da atividade
|
Descrever o que e o como os alunos
irão realizar a atividade.
|
Formato da apresentação
|
Detalhar a apresentação,
introdução, conteúdo base, conclusão, bibliografia, etc.
|
Cuidados e posturas
|
Forma de apresentar, vocabulário,
roupas, tecnologias, tempo, etc.
|
Critérios: discutidos com os colegas
professores e com os alunos.
Conteúdo
|
Insatisfatório
|
Proficiente
|
Avançado
|
Descritores / critérios
|
● O conteúdo não é explicado.
● Explicou o conteúdo, mas fugiu do
contexto.
● Explicou o conteúdo, mas de forma
incorreta.
● Explicou o conteúdo, mas de maneira
simplista e superficial.
● Descreveu o conteúdo sem análise.
● Explicou, mas apenas em uma
limitada forma, roteirizada e decorada.
|
● Explicou conteúdo contextualizando o
conteúdo ou a apresentação.
● Explicou o conteúdo em profundidade e
em detalhes.
● Explicou o conteúdo de forma clara e
precisa.
● Explicou de forma analítica.
● Fundamentou a explicação com dados e
provas.
● Respondeu às perguntas de forma a
demonstrar conhecimento e confiança do conteúdo.
|
● Explicou o conteúdo
completamente.
● Justificou totalmente sua
explicação.
● Explicou de uma forma
contextualizada e ampliou relacionando o conteúdo com outras áreas de
conhecimento.
● Respondeu às perguntas de uma
forma a demonstrar flexibilidade, novos contextos e aplicações do conteúdo.
|
Normas / regras
|
|
Descrever o conteúdo base a ser explorado, subsidiando-o com
bibliografia sugerida.
|
|
Pontuação
|
|
|
|
Existem rubricas de diversos modelos para as mais diversas
situações de aprendizagem.
Pesquise sobre o tema e construa a sua.
Aproveite, também para compartilhar e enviar seus
comentários.
Postado por Michel Assali
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seus comentários! Obrigado.