Olá, gente...
O trabalho do educador será sempre desafiador por se configurar como
uma luta constante contra adversidades visando a preparação da meninada para
enfrentar o mundo real. O aluno precisa saber ler, interpretar e escrever muito
bem, utilizar cálculos matemáticos, além de dominar conhecimentos científicos e
artes. Precisam ainda saber conviver, tolerar, conversar, respeitar, enfim,
desenvolver uma série de habilidades e competências básicas que favorecer o
desenvolvimento social e profissional.
Neste sentido, as competências básicas se constituem como parâmetros
fundamentais para as reflexões na elaboração de projetos e planejamentos para
instituições educativas e seus respectivos educadores e gestores.
Porém, é preciso ter muito claro que os alunos do século XXI estão nas
mãos de professores do século XX. Nada
de errado, considerando que sempre teremos diferenças cronológicas entre
gerações. Entretanto, há que se considerar a velocidade do desenvolvimento
técnico científico, em especial o da TICs (Tecnologias da Informação e
Comunicação), que a ainda não se fazia tão presente na vida social da maioria
dos adultos de hoje, momento em que o acesso à informação e às redes sociais,
está na palma da mão e na ponta dos dedos.
Essa tendência social exige dos educadores reflexões sobre o assunto ao
se definir as habilidades e competências que atenderão a essa demanda da
sociedade.
Podemos não saber exatamente o que estará por vir aos alunos de hoje,
porém, temos sempre a vantagem de discutir e refletir sobre as competências que
necessitarão quando chegarem lá.
Tendo como base tendências e concepções educacionais, é interessante
compartilhar, algumas das competências que deverão ser desenvolvidas na sala de
aula atual com os olhos voltados ao futuro.
Vejamos:
Competência 1: pensamento
crítico e resolução de problemas
Os alunos precisam desenvolver habilidades em ver os problemas sob
diversos ângulos. Isso possibilita interpretações diferentes e a formular
hipóteses criativas para as soluções, análises de erros, etc. Uma programação
que envolva desafios individuais e coletivos favorece o desenvolvimento dessa competência.
Competência 2: Colaboração e liderança
Sem dúvida que algumas pessoas são dotadas da habilidade de liderança.
Porém, a liderança não é competências nata ou exclusiva. As pessoas podem
desenvolver habilidades em influenciar pessoas e tornarem-se líderes bem sucedidas.
Em vez de simplesmente entrar em um grupo e dividir as tarefas entre
si, os alunos devem, pelo contrário ser encorajados a assumir papéis diferentes
dentro de seu grupo para cada tarefa dentro do projeto e ao longo do tempo fazer
rodízio de funções.
Competência 3: agilidade e
adaptabilidade
A ideia de adaptar-se às mudanças é fundamental para compreender as mudanças da sociedade e da tecnologia. A agilidade para essa questão se refere à adaptação da velocidade das mudanças, para melhor compreendê-las. As estratégias na sala de aula podem favorecer essa preparação com o uso de atividades dinâmicas envolvendo orientações individuais, grupais e trabalhos de casa.
A ideia de adaptar-se às mudanças é fundamental para compreender as mudanças da sociedade e da tecnologia. A agilidade para essa questão se refere à adaptação da velocidade das mudanças, para melhor compreendê-las. As estratégias na sala de aula podem favorecer essa preparação com o uso de atividades dinâmicas envolvendo orientações individuais, grupais e trabalhos de casa.
Competência 4: Iniciativa e
Empreendedorismo
Os alunos precisam ser capazes de tomar a iniciativa e contribuir para melhorar o mundo. Devemos encorajar o desenvolvimento dessas habilidades e competências dentro de nossas salas de aula e nossas comunidades. Nossos alunos podem ser incrivelmente criativos e interessados em dar forma a sua experiência em sala de aula, para que possamos pedir-lhes muito mais do que uma lista de regras de sala de aula e consequências.
Os alunos precisam ser capazes de tomar a iniciativa e contribuir para melhorar o mundo. Devemos encorajar o desenvolvimento dessas habilidades e competências dentro de nossas salas de aula e nossas comunidades. Nossos alunos podem ser incrivelmente criativos e interessados em dar forma a sua experiência em sala de aula, para que possamos pedir-lhes muito mais do que uma lista de regras de sala de aula e consequências.
Precisam que se sintam
coautores de conhecimento e não somente consumidores de um ensino monológico. Incentivar
a participação dos alunos nos diversos setores da escola e da comunidade
escolar é ensiná-los a enfrentar a realidade e a superar seus fracassos.
Competência 5: Comunicação oral
e escrita de qualidade
Apesar dos avanços na tecnologia, essas habilidades nunca diminuir em importância. Expressar corretamente e com clareza oralmente ou através da escrita, ou fazer uma apresentação numa pequena ou grande reunião, são competências que exigem muita prática do aluno e intervenção constante do professor.
Apesar dos avanços na tecnologia, essas habilidades nunca diminuir em importância. Expressar corretamente e com clareza oralmente ou através da escrita, ou fazer uma apresentação numa pequena ou grande reunião, são competências que exigem muita prática do aluno e intervenção constante do professor.
Competência 6: Acesso, coleta e
análise de informações
O acesso à informação passou a ser universal, principalmente em quantidade, através da internet. Porém, a instituição escolar precisa desenvolver nos alunos a habilidade de filtrar informações de relevância, utilizando ferramentas que possam aplicar a metodologia científica na pesquisa envolvendo coleta e credibilidade dos dados, análise, interpretação e aplicação dos resultados pesquisados. O professor poderá solicitar que individualmente ou em grupos, coletem informações a serem discutidas na sala de aula e submetidas à análise de todos, sobre veracidade, relevância, fonte da informação, etc.
O acesso à informação passou a ser universal, principalmente em quantidade, através da internet. Porém, a instituição escolar precisa desenvolver nos alunos a habilidade de filtrar informações de relevância, utilizando ferramentas que possam aplicar a metodologia científica na pesquisa envolvendo coleta e credibilidade dos dados, análise, interpretação e aplicação dos resultados pesquisados. O professor poderá solicitar que individualmente ou em grupos, coletem informações a serem discutidas na sala de aula e submetidas à análise de todos, sobre veracidade, relevância, fonte da informação, etc.
Competência 7: Curiosidade,
imaginação e criatividade
Valorizar a imaginação dos alunos é ponto central para desenvolver essas competências. Nesse sentido, o papel do educador é jamais tirar isso deles ao invés de querer ensiná-los a serem curiosos ou imaginativos. Pelo contrário, devem-se promover e incentivar a elaboração de atividades que permitam a concretização dessas ideias, sem medo de censuras pedagógicas. Aí reside o desenvolvimento da criatividade.
Valorizar a imaginação dos alunos é ponto central para desenvolver essas competências. Nesse sentido, o papel do educador é jamais tirar isso deles ao invés de querer ensiná-los a serem curiosos ou imaginativos. Pelo contrário, devem-se promover e incentivar a elaboração de atividades que permitam a concretização dessas ideias, sem medo de censuras pedagógicas. Aí reside o desenvolvimento da criatividade.
Veja você, prezado leitor. É possível às escolas, sejam públicas ou
privadas, pensar a respeito dessas e de outras competências a serem
desenvolvidas.
Afinal, o futuro não pertence somente aos nossos alunos, mas interessa
a todos nós enquanto formadores de pessoas que podem transformar nosso mundo
para ser um pouco melhor.
Você tem outras sugestões a contribuir? Outras competências que julga
serem fundamentais?
Encaminhe para compartilhar!
Postado por Michel Assali
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