Olá, gente...
Em educação, falar sobre ensino é sempre e muito mais fácil
do que o ato de ensinar. Considerando a estrutura organizacional das nossas
instituições educacionais, conduzir um trabalho eficaz e fidedigno de
avaliação, torna-se complexo e difícil ao trabalho da docência.
São programas extensos, classes ainda numerosas, excesso de
carga horária, pouco tempo da carga de trabalho destinada à reflexão,
elaboração e atendimento individualizado de alunos, etc.
Nesse mar de dificuldades, acompanhar o desempenho dos
alunos com vistas ao diagnóstico e intervenções adequadas, torna-se um grande
desafio principalmente quando o docente pretende inovar aspectos da avaliação e
do uso de instrumentos de coleta de dados que possam refletir o real
desenvolvimento da aprendizagem.
Nem sempre há tempo para corrigir as deficiências e intervir
eficazmente a tempo de permitir a superação das dificuldades.
Contribuindo com o trabalho docente, foram selecionadas
algumas interessantes dicas de estratégias que podem ajudar o professor no uso
de procedimentos de coleta de dados, (ou
instrumentos de avaliação), com impactos no planejamento curricular.
Vamos lá:
1- Uma questão em
aberto que possa forçá-los a falar e escrever.
Evite perguntas em que o tipo de respostas seja “sim / não”
e frases como "Será que isso faz sentido?" Em resposta a estas
perguntas, os alunos geralmente responder "sim". Para ajudar os
alunos a compreender as ideias tratadas, faça perguntas abertas que possam
exigir dos alunos habilidades de argumentar, organizar as ideias e expor
verbalmente ou por escrito.
2- Reflexão para os
minutos finais da aula.
Durante os últimos cinco minutos de aula perguntar aos
alunos a refletir sobre a aula e anote o que aprenderam. Em seguida, pedir-lhes
para considerar como eles iriam aplicar este conceito ou habilidade em um
ambiente prático.
3- Teste relâmpago
para os minutos finais.
Dê um pequeno teste no final da aula para verificar se há
compreensão.
4- Elaboração de um
breve resumo do assunto tratado.
Peça aos alunos resumir ou parafrasear conceitos e lições
importantes. Isto pode ser feito de diversos modos: verbal, gestual,
desenhos, mapas conceituais, etc.
5- Cartões da
resposta
Uso de cartões de índice, sinais, quadros brancos, quadros
magnéticos, ou outros itens são simultaneamente realizados por todos os alunos
da classe para indicar sua resposta a uma pergunta ou problema apresentado pelo
professor. Usando dispositivos de resposta o professor pode observar facilmente
as respostas individuais dos alunos ao ensinar todo o grupo.
6- Posicionamentos de
grupo
Uma visão rápida e fácil de compreensão do aluno, O
professor cria espaços de compreensão determinados e os alunos se deslocam
para o espaço apropriado após a pergunta encaminhada. Exemplos de espaços: “eu
concordo plenamente” , “eu discordo” , “eu preciso de mais dados”, “estou em
dúvida”, etc. Essa atividade movimenta a sala.
7- Cochicho
O professor encaminha a pergunta e determina um tempo para
que os alunos vizinhos cochichem sobre a resposta. Após o tempo determinado o
professor solicita as respostas e realiza as leituras e intervenções necessárias.
8- Término da aula
com pergunta única (para próxima aula).
Elaborar uma única pergunta com um objetivo
específico que pode ser respondida dentro de um minuto ou dois. Você pode
examinar rapidamente as respostas escritas para avaliar a compreensão do aluno.
9- Seminário
socrático
Os alunos fazem perguntas uns dos outros sobre uma questão
essencial, tópico ou texto selecionado. As perguntas deverão dar início a
discussões e seleção de respostas e novas perguntas a serem feitas pelos
alunos. Isso possibilita aos alunos a reflexão e a formulação de questões.
10- Técnica do 3-2-1
Os alunos consideram que aprenderam, respondendo às
seguintes perguntas ao final da aula: 3) coisas que aprenderam com a
aula; 2) coisas que querem saber mais sobre o tema; e 1) pelo menos uma pergunta formulada.
11- Bilhete de resposta instantânea
Os estudantes escrevem em resposta a uma solicitação
específica para um curto período de tempo. O Professore recolhe as respostas como "bilhetes" para verificar a
compreensão de um conceito ensinado aos alunos. Este exercício gera
rapidamente várias ideias que poderiam ser transformados em mais fragmentos de
escrita para um momento posterior.
12- Equívoco em cheque
Localize possíveis equívocos conceituais e os coloque em
discussão, sem constranger nenhum aluno. Pergunte-lhes se concordam ou
discordam e que possam explicar o porquê.
13- Instrumentos
diversificados
Os professores devem usar técnicas de modo a envolver o
aluno de forma grupal e individual e aplicar instrumentos diversificados de
coleta de dados de forma a contemplar os variados estilos de aprendizagem.
Evitar ao máximo as repetições de técnicas.
Conhece mais alguma técnica? Compartilhe conosco!
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Postado por Michel Assali
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